O telejornal “RJ no Ar”, da Record TV, destacou nesta segunda-feira (25) a decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), de antecipar o horário de expediente dos fóruns do TJ-RJ. Em entrevista, a presidente da AMAERJ, Renata Gil, afirmou que o tema era uma reivindicação dos operadores da Justiça em razão da violência no Estado.
“Há bastante tempo, os juízes reportam a necessidade de mais cautela no trajeto de casa para o trabalho. O trajeto dos magistrados, serventuários, advogados e partes causa grande preocupação. Com a mudança, as pessoas poderão transitar com o dia claro”, disse.
Leia também: Fux defere pedido da AMB e da AMAERJ para alterar expediente do TJ-RJ
Nova diretoria da Regional de Niterói da AMAERJ é empossada em 5 de julho
Juíza dá prazo de dez dias para polícia esclarecer operação na Maré
Fux deferiu o pedido da AMB e da AMAERJ para alterar o expediente com o objetivo de evitar o trânsito de juízes, servidores e jurisdicionados no período noturno, em decorrência do quadro de insegurança que atinge o Estado.
A medida não implicará na diminuição da carga horária atualmente adotada. Hoje, os fóruns funcionam das 11h às 18h. O pedido da AMAERJ é pela alteração do expediente para 9h às 16h ou 10h às 17h.