Notícias | 25 de março de 2013 15:16

Tragédia em Petrópolis é o retrato do descaso, afirma presidente da Amaerj

O drama provocado pelas fortes chuvas em Petrópolis, que já causou 31 mortes e deixou mais de mil pessoas desabrigadas ou desalojadas, desde o último dia 17, soma-se à lamentável estatística da negligência ante o risco a que estão submetidas milhares de pessoas em nosso país. Segundo o presidente da Amaerj, Cláudio dell’Orto, “há um descaso histórico do poder público, pois não são problemas inéditos ou imprevisíveis”, afirmou, em entrevista publicada nos jornais Correio Braziliense, O Dia, Jornal do Commercio e Diário de Petrópolis, na Rádio Estadão, e nos sites Maxpress, Aquidauana News e Revista Bem Público.

“Além disso, observa-se o descumprimento sistemático de ordens judiciais. Há casos de o Judiciário proferir sentença, confirmada em todas as instâncias, para que o município realoque moradores de áreas de risco, mas nada é feito”, disse dell’Orto.

Segundo o presidente da Amaerj, prefeitos e administradores que não aplicam adequadamente as verbas destinadas a obras de infraestrutura visando prevenir tragédias podem ser responsabilizados pelos Tribunais de Contas e até mesmo criminalmente. “O Judiciário deve exigir mais responsabilidade do poder público no sentido de que sejam adotados sistemas eficientes de prevenção contra danos temporais, principalmente em regiões vulneráveis”, afirma o magistrado.

Ouça aqui a entrevista do presidente da Amaerj à Rádio Estadão.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj