A nova diretoria da Escola Nacional da Magistratura tomou posse ontem (17), em Brasília. O juiz Marcelo Piragibe, de Minas Gerais, que já foi coordenador e vice-presidente da ENM, assumiu como diretor-presidente para o triênio 2014-2016. O presidente da Amaerj, Cláudio dell’Orto, será o vice-diretor presidente da Escola.
Segundo Marcelo Piragibe, um dos primeiros objetivos é a intensificação da realização de mestrados profissionalizantes. “Essa é uma ação sempre solicitada pelos juízes e que possibilita a promoção por merecimento”, afirmou o novo diretor-presidente.
A socialização do padrão de gestão de gabinete e cartorário é outra preocupação da nova gestão. O objetivo é identificar os magistrados removidos para varas especializadas e oferecer uma capacitação para que eles possam desenvolver da melhor forma a nova atividade. Para isso, a ideia inicial é promover uma troca de informações com juízes mais experientes em determinada área. “Os coordenadores da ENM ficarão encarregados de recrutar os magistrados em cada estado”, esclareceu Piragibe.
Nova diretoria da Escola Nacional da Magistratura toma posse em Brasília | Foto: Júnior Aragão
Outro objetivo do novo diretor é estabelecer um diálogo entre as escolas judiciais e as escolas do Poder Legislativo e Executivo. “A intenção é aproximar os Judiciário dos outros poderes”.
A nova diretoria pretende ainda manter os cursos já existentes, com foco nos que foram melhores avaliados pelos magistrados que já participaram. De acordo com o novo diretor-presidente, “nesse caso, os coordenadores e as escolas estaduais e regionais farão uma enquete para saber quais os interesses dos magistrados e quais cursos eles gostariam de fazer”.
O vice-diretor presidente, Cláudio dell’Orto, afirmou que “será dado continuidade ao projeto didático e pedagógico já implantado. O trabalho será para que a qualificação dos magistrados seja facilitada com a realização de atividades acadêmicas em vários locais”. O presidente da Amaerj esclareceu ainda que “os representantes das coordenações estaduais participarão da definição das prioridades. Isso permitirá que os anseios dos magistrados de todos as localidades possam ser avaliadas pela direção da Escola”.
Com o intuito de conhecer um pouco mais a realidade em cada estado, serão feitas reuniões para apurar os critérios de avaliação de promoção por merecimento nos Tribunais. Também junto com as escolas a nova diretoria vai fazer aprofundamento nos critérios de promoção por merecimento.
Composição da nova diretoria da ENM
Diretor-Presidente:
Marcelo Cavalcanti Piragibe Magalhães – MG
Vice-Diretor Presidente:
Cláudio Luís Braga dell’ Orto – RJ
Secretário-Geral:
Eládio Luiz da Silva Lecey – RS
Diretor-Adjunto da Justiça Estadual:
Celso Luiz Limongi – SP
Diretor-Adjunto da Justiça do Trabalho:
Maurício Paes Barreto Pizarro Drummond – RJ
Diretor-Adjunto da Justiça Eleitoral:
Ivone Campos Guilarducci Cerqueira – MG
Diretor-Adjunto da Justiça Militar:
Fernando José Armando Ribeiro – MG
Assessores Especiais:
Luiz Guilherme Marques – MG,
Roberta Araújo de Carvalho Maciel – MG
Coordenadores:
Ailton Alfredo de Souza – PE
Allan Martins Ferreira – TO
Anastácio Lima de Menezes Filho – AC
Andremara dos Santos – BA
Cláudio Eduardo R. de Figueiredo e Silva – SC
Fábio Aguiar Munhoz Soares – SP
Flávio Humberto Pascarelli Lopes – AM
Francisco Alves Júnior – SE
Jamilson Haddad Campos – MT
Lourival Jesus Serejo Souza – MA
Manoel Cavalcanti de Lima Neto – AL
Mantovanni Colares Cavalcante – CE
Maria Aparecida Sarmento Gadelha – PB
Paulino José Lourenço – ES
Raimundo Rodrigues Santana – PA
Rodrigo Cardoso Furlan – RR
Rosana Broglio Garbin – RS
Sebastião Ribeiro Martins – PI
Tiago Pinto – MG
Thiago Soares C. Lucena de Castro – GO
Vilson Bertelli – MS
Wagner Guerreiro – MG
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações da AMB