Notícias | 06 de março de 2017 16:18

TJ-RJ recebe 118 novos casos de lesão corporal contra mulheres diariamente

Dados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro apontam que 118 novos casos de lesão corporal contra mulheres são registrados todos os dias nas varas judiciais. A partir desta segunda-feira (6), o TJ-RJ participa da “Semana da Justiça pela Paz em Casa”. “A campanha traz à tona a violência de gênero, ainda muito arraigada na sociedade brasileira, para tirar a invisibilidade e tentar extirpar esses delitos”, disse o juiz auxiliar da Presidência do TJ, Marcelo Oliveira (diretor de Desportos da AMAERJ), à GloboNews.

Criada pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, a Semana tem o objetivo de julgar o maior número de crimes relacionados à violência doméstica e de gênero. Nos últimos seis anos, quase 260 mil ações por lesão corporal contra mulheres foram ajuizadas, cerca de 195 mil casos de ameaças contra mulheres foram registrados e mais de 120 mil medidas protetivas de urgência foram expedidas pela Justiça fluminense.

“Nesta campanha, buscamos fornecer maior agilidade aos julgamentos, aumentando o número de audiências e julgados em sentenças proferidas neste período. Talvez possamos atribuir o histórico de elevação desses dados de violência contra a mulher à maior divulgação da própria lei Maria da Penha, à qualificação do crime de feminicídio como uma peculiaridade do crime de homicídio envolvendo a violência de gênero”, afirmou o juiz.

A Semana da Paz em Casa foi lançada em março de 2015, em comemoração ao Dia da Mulher. Entre os dias 9 a 13 de março, os magistrados fluminenses que atuam nos 11 Juizados Especiais de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher em todo o estado (cinco deles na capital) realizaram 1.237 audiências e proferiram 214 sentenças.

Assista aqui à entrevista do juiz Marcelo Oliveira na GloboNews.