O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) alcançou índices positivos no primeiro mutirão de conciliação destinado aos moradores de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Os acordos foram obtidos nas ações contra a Light, que aceitou ser parceira no projeto implementado nas 1ª, 3ª, 5ª, 6ª e 7ª Varas Cíveis do Fórum da Comarca de Nova Iguaçu/Mesquita. Consumidores e a concessionária de energia elétrica fizeram 84 acordos em 168 audiências realizadas nas cinco Varas Cíveis.
O mutirão em Nova Iguaçu aconteceu entre os dias 24 e 28 de novembro, simultaneamente à Semana Nacional de Conciliação, em que o TJ do Rio participou ativamente, promovendo audiências entre consumidores e diversas empresas no Centro Permanente de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis, instalado na Lâmina V do Complexo Judiciário, no Centro do Rio.
A juíza Nathalia Magluta, que faz parte do Centro de Conciliação, levou a proposta do mutirão em Nova Iguaçu ao assumir, em novembro, a 5ª. Vara Cível daquela comarca. Segundo a juíza, “diversos processos tiveram acordos satisfatórios, que de fato resolveram o problema existente entre o consumidor e a concessionária de fornecimento de energia”. As juízas Alessandra Cristina Tufvesson Peixoto e Adriana Costa dos Santos e o juiz Rafael Cavalcanti Cruz participaram do projeto.
Fonte: TJ-RJ