O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) realizou, nos últimos sete meses, 191 audiências com detentos pelo sistema de videoconferência, que foi inaugurado em maio deste ano. Para o desembargador Antônio Jayme Boente que coordenou nesta sexta-feira, dia 14, uma reunião com juízes de Direito com competência criminal, o recurso será cada vez mais utilizado no futuro, evitando o deslocamento dos presos das unidades penitenciárias do Rio e de outros estados para as dependências do Poder Judiciário.
A utilização da videoconferência foi um dos assuntos abordados no encontro com os magistrados que teve o objetivo de debater questões práticas relacionadas ao exercício da função. Foram convocados pela presidente do TJ-RJ, desembargadora Leila Mariano, os juízes que atuam nas Varas Criminais, Júri, Auditoria Militar, Juizados da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Juizados Especiais Criminais e Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos. A reunião aconteceu no auditório da Corregedoria Geral da Justiça – José Navega Cretton, no sétimo andar da Lâmina I do Fórum Central.
Além do desembargador Antônio Boente, participaram a juíza-auxiliar da presidência, Alessandra de Araújo Bilac Moreira Pinto, a juíza-auxiliar da Corregedoria, Adriana Lopes Moutinho, e a juíza Raquel Pereira Santos Chrispino.
Fonte: TJ-RJ