Judiciário na Mídia Hoje | 14 de junho de 2022 14:37

TJ-RJ promove Semana de Conciliação para motoristas que perderam o direito de dirigir

*Extra

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) promove a 1ª Semana do Estado Conciliador, que tem como objetivo resolver as ações contra o Detran.RJ movidas por motoristas que tiveram o direito de dirigir suspenso por causa de multas. A iniciativa, que tem parceria com a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ), teve início nesta segunda-feira (13) e vai até quarta-feira (15).

Segundo Cesar Cury, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJ-RJ, o acordo é um ponto essencial para as garantias constitucionais, além da solução de conflitos.

“Esse acordo de cooperação entre o Tribunal e a Procuradoria do Estado é um passo importante na consolidação da política pública da consensualidade, tornando efetivas as promessas constitucionais e processuais ao entregar ao cidadão uma forma mais rápida, fácil e sem ônus para solução dos seus conflitos”.

Os 221 processos destacados para as negociações são acompanhados por procuradores do Estado e conciliadores. Em caso de acordo, as ações são levadas aos juízes para homologação.

Leia também: Juíza Admara Falante representa a AMAERJ em posse na Polícia Federal
Prêmio Innovare 2022 tem 549 práticas inscritas em sete categorias
Em ‘O Dia’, desembargador Cinelli trata de ‘manterrupting’ e ‘mansplaining’