O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro organiza a Campanha de Apadrinhamento, até o dia 8 de julho, com o objetivo de conscientizar e atender à necessidade de amparo afetivo às crianças e adolescente acolhidos nas instituições do Estado. Em 9 de julho, a Sede Campestre da AMAERJ, em Vargem Grande, vai sediar o 2º Almoço Beneficente do programa “Apadrinhar – Amar e Agir para Materializar Sonhos”, vencedor do Prêmio Innovare 2015.
A campanha é destinada aos juízes, serventuários e prestadores de serviço do TJ-RJ e busca efetivar os princípios e garantias previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Autorizada pelo presidente do TJ-RJ, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, a campanha atende à solicitação dos juízes Raquel Chrispino, titular da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e da Juventude e do Idoso, e Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.
Três modalidades de apadrinhamento serão abrangidas pela campanha:
• Apadrinhamento Afetivo: visita regular ao afilhado, buscando-o para passar fins de semana, feriados ou férias escolares, proporcionando as promoções social e afetiva e revelando a ele as possibilidades de convivência familiar e social saudáveis;
• Apadrinhamento Provedor: oferece suporte material ou financeiro à criança e ao adolescente;
• Apadrinhamento Prestador de Serviços: atende às necessidades institucionais das crianças e/ou adolescentes, conforme a sua especialidade de trabalho, sendo um fornecedor de serviços médicos, odontológicos, dentre outros.
O interessado em aderir à campanha deve acessar o site do TJ-RJ e preencher o formulário de apadrinhamento, no menu Serviços\Sistemas, e informar login e senha. Em seguida, é preciso selecionar o Sistema de Gerenciamento de Questionários.
Almoço Beneficente
Para garantir presença no almoço, em Vargem Grande, é necessário fazer uma doação mínima de R$50 (por pessoa, com mais de 12 anos), confirmar ida ao evento pelo e-mail sergiorsouza@tjrj.jus.br e levar o convite impresso. A AMAERJ disponibilizou uma conta corrente para as doações: Bradesco – Ag. 6246-4, C/C. 3071-6, CNPJ 40.422.305/0001-06.
Como as vagas são limitadas, a doação deve ser feita até 6 de julho ou até que se esgotem os convites. Segundo o juiz Sérgio Luiz, a feijoada tem o objetivo de celebrar a união, a solidariedade e o amor à campanha.