Notícias | 26 de agosto de 2013 14:29

TJ-RJ marca julgamento de PMs acusados de matar Patrícia Acioli

O juízo do 3º Tribunal do Júri de Niterói, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, agendou para os meses de setembro, novembro e dezembro o julgamento dos ex-policiais militares Daniel Santos Benitez Lopez (20/09); Claudio Luiz Silva de Oliveira (07/11); Charles Azevedo Tavares, Alex Ribeiro Pereira, Sammy dos Santos Quintanilha e Handerson Lentz Henriques da Silva (04/12). Todos são acusados de terem participado da execução da juíza Patrícia Lourival Acioli, em agosto de 2011.

Os réus apresentaram recursos no Superior Tribunal de Justiça (especial) e no Supremo Tribunal Federal (extraordinário) – ainda em análise nas duas Cortes -, contra decisão da Terceira Câmara Criminal do TJRJ que manteve a pronúncia contra os acusados, para que não fossem submetidos a júri popular. O juízo do 3º Tribunal do Júri, no entanto, decidiu atender o requerimento do Ministério Público e manter o curso processual.

Ao todo, 11 policiais militares são acusados de envolvimento na morte da juíza – cinco deles já foram julgados e condenados. O tenente-coronel Claudio Oliveira, que comandava o 7º BPM (São Gonçalo) é acusado pelo Ministério Público de ser o mandante do crime, enquanto o tenente Daniel Benitez é apontado como um dos executores.

A juíza foi morta com 21 tiros, numa emboscada, quando chegava em casa em Piratininga, em Niterói, em agosto de 2011.

Cinco PMs, Jefferson de Araújo Miranda, Jovanis Falcão, Júnior Cesar Medeiros,  Sergio Costa Júnior e Carlos Adílio Maciel Santos já foram julgados e condenados por homicídio triplamente qualificado — motivo torpe, mediante emboscada e para ocultar crimes anteriores — e formação de quadrilha.

Fonte: G1