O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, inaugurou, na última sexta-feira (17), as novas instalações da Auditoria da Justiça Militar. A sala de audiências, equipada com sistema de videoconferência, vai funcionar integrada ao Batalhão Especial Prisional (BEP) e ao Complexo Penitenciário de Bangu, onde presos poderão prestar depoimento à distância.
A Auditoria foi transferida de um prédio na Gamboa, na Zona Portuária do Rio, para o 13º andar do Fórum Central. No novo local, funcionários e magistrados ganharam mais conforto, comodidade, infraestrutura e, principalmente, segurança.
Magistrados Giselda Leitão, Maria Tereza Donatti, Antonio José Carvalho, Ana Paula Pena Barros e José Muiños Piñeiro Filho durante a inauguração
Com sistema de áudio e vídeo em alta resolução, o sistema de videoconferência foi elogiado pela presidente, que conversou, através dos monitores, com o comandante do Batalhão Especial Prisional, Ari Jorge Alves dos Santos, e funcionários da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), que estavam em seus locais de trabalho.
A juíza Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, da Auditoria Militar, destacou que policiais presos, ex-policiais e traficantes arrolados como testemunhas serão ouvidos no sistema de videoconferência. “O fim do deslocamento de presos e dos atrasos da chegada deles às audiências por causa do trânsito, além de favorecer a questão da segurança, só trará melhorias para a auditoria. Os funcionários ficaram motivados com as novas instalações”, disse a magistrada.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do TJ-RJ