* ConJur
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concluiu, nessa segunda-feira (21/3), a informatização das varas e dos juizados especiais cíveis do estado. O processo, que terminou com a inclusão da comarca de Araruama ao sistema, durou cerca de cinco meses. Nesse período, 373 mil ações foram distribuídas virtualmente.
O processo eletrônico é mais rápido, pois elimina os deslocamentos dos processos, dentro e fora dos fóruns. Além disso, permite o ajuizamento da ação e demais peticionamentos diretamente pela internet, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados. As consultas podem ser feitas de qualquer lugar, sem a necessidade de as partes e advogados irem ao cartório.
Segundo o presidente da Comissão de Gestão da Tecnologia da Informação do TJ-RJ, desembargador Nagib Salab Filho, o processo virtual permite que a corte dê respostas urgentes para todos os tipos de demanda. “Nós atendemos a mais de 16 milhões de pessoas em todo o estado e recebemos três milhões de causas por ano. A informatização obedece inteiramente ao que foi determinado pelo Superior Tribunal de Justiça. São 200 mil advogados que agora têm acesso imediato aos autos do processo”, afirmou.
Fonte: ConJur