Notícias | 12 de novembro de 2018 08:13

TJ-RJ fechou 312 acordos na 13ª Semana Nacional de Conciliação

Audiência de Conciliação no Tribunal de Justiça do Rio | Foto: Reprodução/ TJ-RJ

A 13ª Semana Nacional de Conciliação, que aconteceu de 5 a 9 de novembro, terminou com acordos em 312 audiências (69,23% do total) realizadas no Fórum Central do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). O mutirão, iniciativa do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), promoveu mais de 660 audiências. Os acordos somaram cerca de R$ 318 mil, em processos de Varas Cíveis e Juizados Especiais de todo o Estado do Rio.

Leia também: Tribunal do Rio terá mais de 700 audiências na 13ª Semana Nacional de Conciliação
Equipe acerta detalhes finais para a cerimônia do Prêmio Patrícia Acioli
Prêmio: ‘O Globo’ descobriu a ‘tropa de confrontos’ da PM do Rio

Os tribunais selecionaram processos com possibilidade de acordo. No Rio, os casos envolviam empresas com grande número de processos na Justiça. “Geralmente, são concessionárias de serviços públicos, bancos e, também, empresas de comércio eletrônico”, disse Eduardo Farinhas, coordenador do mutirão de audiências. Este ano, as partes envolvidas não precisam estar presentes e podem ser representadas por advogados.

O coordenador destacou que, quando não houve conciliação, os processos chegaram ao fim porque o caso foi julgado na hora para ser homologado posteriormente por um magistrado. “A ideia é que os casos sejam encerrados durante a Semana Nacional de Conciliação, ainda que não haja acordo”, disse Farinhas.

*Com informações do TJ-RJ