O Centro Permanente de Conciliação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro realizou na última sexta-feira, dia 31 de janeiro, mais um mutirão de conciliação para a solução de conflitos entre consumidores e as empresas Via Varejo, Universidade Estácio de Sá, B2W Americanas, Banco do Brasil e Sul América.
Ao todo, foram realizadas 304 audiências, com 63,71% de acordos. A Estácio de Sá atingiu 85,71% de conciliação; o Banco do Brasil obteve 66,67% de acordos; já a Via Varejo – empresa criada em 2010 após a fusão de Casas Bahia e Ponto Frio – atingiu 64,29% de consenso nas ações em que era parte.
O aposentado Reinaldo Faria Lima foi um dos participantes do mutirão. Ele ajuizou uma ação contra o Banco do Brasil em setembro de 2013, em virtude de uma cobrança indevida de seguro em sua conta-corrente. Na audiência, ficou estabelecido que o autor receberá R$ 2 mil por danos morais e materiais no prazo de até 20 dias úteis. “Foi bom. E o acordado não ficou muito longe de nossa pretensão inicial”, disse o advogado Mauro Leite Tavares.
No mês de fevereiro, serão realizados outros cinco mutirões. Dia 7/2, as empresas Light, Sul América e Vivo participarão da iniciativa; no dia 12/2, será a vez da Via Varejo; em 14/2, Tim e Telemar; em 21/2, Nextel e Banco Santander; e, em 28/2, Via Varejo e Banco do Brasil.
Fonte: TJ-RJ