Notícias | 21 de maio de 2013 15:48

TJ-RJ faz homenagem a desembargador Nametala Machado

O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Nametala Machado Jorge, participou ontem de sua última sessão do Órgão Especial. O magistrado, que completa 70 anos neste mês, vai deixar a magistratura por força de aposentadoria compulsória. A presidente do TJ-RJ, desembargadora Leila Mariano, abriu a reunião homenageando o desembargador. “E com muita honra para o Tribunal que entregamos a ele a Medalha de Honra da Magistratura Fluminense”, afirmou a magistrada.

A comenda foi instituída em sessão do Órgão Especial realizada em julho de 2008, destinada a magistrados que se aposentam compulsoriamente por reconhecimento à sua dedicação ao Poder Judiciário do estado. Em nome do TJ-RJ, o desembargador Sérgio Lúcio de Oliveira e Cruz, que assume como 2º vice-presidente, destacou os predicados de seu amigo. “Ele continua a mesma pessoa humilde e amiga que era há 30 anos. Que ele não nos abandone e não se esqueça do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que o admira e respeita. Seja feliz nestes novos caminhos que se abrem”, declarou o colega de magistratura.

O desembargador Nametala agradeceu os discursos proferidos à ele e destacou a sua passagem pelo tribunal. “Esse tempo que passei aqui me fez crescer como ser humano, com cada processo, cada colega, cada parte. Tudo isso que aprendi, que consolidou minha vida de cidadão, de magistrado, vai gerar saudade. É um adeus à toga, à função jurisdicional. Daqui em diante, terei recordações gratificantes e lembranças doces. Agradeço a todos”.

Formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Nametala Machado Jorge nasceu em Cambuci, no interior do estado. Ingressou na magistratura em 1976 e atuou como juiz de direito na então Vara de Menores de Nova Iguaçu, na 2ª Vara Cível Regional de Santa Cruz, na 13ª Vara de Família da Capital e na 4ª Vara de Acidentes do Trabalho.

Foi ainda juiz do extinto Tribunal de Alçada Cível do estado do Rio de Janeiro, juiz-diretor do Fórum Central de 1990 a 1991 e juiz eleitoral. Foi promovido por merecimento ao cargo de desembargador em março de 1998, atuou como presidente da 13ª Câmara Cível, integrou o Órgão Especial do TJ-RJ, e foi vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) de janeiro a novembro de 2009 e presidente do TRE-RJ de 2009 a 2011. Aposenta-se como 2º vice-presidente do TJ-RJ, após ter atuado como 1º vice-presidente no biênio 2011/2012.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do Jornal do Commercio