Notícias | 06 de maio de 2014 16:53

TJ-RJ empossa 26 novos juízes

A presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargadora Leila Mariano, empossou, nesta segunda (5), 26 novos juízes substitutos aprovados no 45º Concurso para Ingresso na Carreira da Magistratura fluminense. O presidente da Amaerj, Rossidélio Lopes, participou da solenidade, realizada no Tribunal Pleno, e condecorou os aprovados com o pin da Associação, junto com a juíza Mafalda Lucchese. O magistrado também parabenizou os novos colegas e falou sobre a importância e as dificuldades da carreira. 

Cópia de Cópia de IMG_6381

“Cada juiz aqui presente deve estar rememorando o dia de sua posse. Porque todos nós temos orgulho de ser juiz de direito, é a mais bela das profissões jurídicas. Mas também é uma carreira difícil, principalmente neste momento em que estamos buscando rediscutir a carreira com os colegas e a sociedade. É necessário que o juiz desça do pedestal e se aproxime das dificuldades que permeiam a nossa sociedade. Entretanto, com a democratização, com a união, com apenas um Tribunal, nós poderemos ultrapassar qualquer barreira. Ter autonomia, ter independência, ter convicção própria é ser juiz de direito”, disse Rossidélio Lopes.

Em seu discurso, a desembargadora Leila Mariano saudou os novos magistrados e comparou os desafios da magistratura nos dias de hoje e em tempos atrás. Segundo a presidente, o juiz contemporâneo possui mais e novos desafios: precisa cumprir metas e produtividade e lidar com processos relacionados ao Direito do Consumidor, matéria considerada rara há alguns anos. A presidente ainda desejou sucesso aos novos colegas. “O sucesso de vocês é o sucesso na vida dos jurisdicionados e da nossa instituição”, afirmou.

Cópia de Cópia de IMG_6391

A desembargadora Leila Mariano também destacou a lisura e transparência com a qual o concurso foi realizado e apresentou números que mostram o nível de concorrência e de dificuldade em cada etapa para chegar à magistratura: 26 aprovados de um total de 6.182 candidatos – um índice de 0,43%.

Representando os empossados, o juiz Bruno Vinicius da Rós Bodart da Costa discursou na solenidade e disse que a magistratura é uma das carreiras mais inspiradoras e desafiadoras. Ele lembrou um momento pessoal: aos seis anos, quando perguntado o que queria ser quando crescesse, respondeu sem titubear: juiz de Direito. “Este é um caminho sem volta. Estamos hoje dando o primeiro passo de uma realidade que antes era pensada como sonho. Iremos nos esforçar para que nossa trajetória seja pontuada na luta de uma Justiça mais justa e solidária”, afirmou.

Concurso

Em 18 de agosto de 2013, foi realizada a prova objetiva e habilitados 368 candidatos para participarem da prova escrita. Entre eles, 67 foram habilitados para as provas de sentença. Desses, 28 passaram para a próxima fase, a prova oral, realizada nos dias 11 a 14 de março de 2014, na qual 27 foram aprovados. Houve uma desistência e 26 foram empossados.

Dos 27 candidatos aprovados, há 15 mulheres (55,56%) e 12 homens (44,44%), 16 residem no Rio de Janeiro, 1 na Bahia, 2 no Distrito Federal, 1 no Mato Grosso do Sul, 3 em Minas Gerais, 1 em Pernambuco, 1 no Rio Grande do Sul e 2 em São Paulo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do TJ-RJ