Destaques da Home | 06 de outubro de 2020 14:27

TJ reforma sala do Órgão Especial e transfere Galeria dos Presidentes

Esposa do presidente do TJ, Glaycianne Sereno Mello, Claudio Mello e Marcello Rubioli inauguram Galeria de Presidentes | Foto: Luis Henrique Vicent

O plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro passou por obras de modernização para garantir mais funcionalidade, segurança e conforto. A Galeria dos Presidentes do TJ-RJ ganhou um novo lugar. As novidades foram anunciadas nesta segunda-feira (5) pelo presidente do TJ, Claudio Mello, pelo desembargador Marcelo Anátocles e pelo juiz-auxiliar da Presidência Marcello Rubioli.

Localizada anteriormente nos fundos do Foyer do 10º andar do Fórum Central, a galeria com as fotos dos ex-presidentes do Tribunal foi instalada na entrada do corredor de acesso à Presidência. Segundo Claudio Mello, o objetivo é dar maior visibilidade à galeria.

“É um momento muito importante porque resgata a história de todos os presidentes que passaram por aqui. Que possam olhar cada um deles e até pesquisar suas histórias e a do nosso Tribunal, que continua sendo um paradigma para o Brasil inteiro. Gostaria de agradecer a colaboração do juiz Marcello Rubioli e dos engenheiros que trabalharam aqui para que a Galeria dos Presidentes fosse reinstalada, uma vez que ficava nos fundos do Foyer”, afirmou.

Leia também: Presidente do TJ diz em ‘O Globo’ que o Rio precisa ser ‘reconstruído’
Fux e juiz Bruno Bodart atualizam ‘Processo Civil e Análise Econômica’
EMERJ discutirá ‘A magistratura e a perspectiva do outro’ nesta quarta (7)

Após a inauguração da nova galeria, o presidente foi à sala de sessões do Órgão Especial, que passou por intervenções. “Essa pequena obra foi feita não por questão estética, mas por questão de saúde. O antigo carpete estava totalmente insalubre. Nós, desembargadores e servidores que atuamos no Órgão Especial, ficamos de cinco a seis horas, às vezes mais, fechados aqui julgando processos. O carpete foi retirado e colocado um piso para facilitar a higienização”, explicou Claudio Mello.

Sala de sessões do Órgão Especial reformado | | Foto: Luis Henrique Vicent

De acordo com o TJ, os serviços foram feitos preservando-se a integridade física dos colaboradores envolvidos, com a adoção das medidas de combate à proliferação da Covid-19. Confira as modificações realizadas:

• Reestruturação de instalações elétricas, rede lógica, telefonia, áudio e vídeo, sonorização e de vigilância (câmeras de segurança) para possibilitar melhor operacionalidade das atividades desenvolvidas no espaço e mais segurança aos usuários;

• Implementação de nova iluminação de piso e na área do teto sobre as bancadas, com acréscimo do número de focos luminosos, e também no corredor de acesso ao Órgão Especial. Foram usadas lâmpadas de led visando melhorar a eficiência energética e reduzir o consumo de energia;

• Colocação de novos tablados na área da plateia, com a substituição das peças danificadas ou comprometidas, e reforma de cadeiras avariadas na plateia;

• Substituição do carpete por piso vinílico na área de circulação dos desembargadores, porcelanato na área central e granito nos degraus e no púlpito. Troca do antigo carpete na área da plateia e na sala técnica de som e vídeo. Como são materiais de fácil limpeza e manutenção, atenuam a proliferação de agentes causadores de doenças, em especial as de origem respiratória.

Marcelo Anátocles e Claudio Mello inauguram a reforma do plenário do Órgão Especial | Foto: Luis Henrique Vicent