* O Globo
O Tribunal de Justiça do Rio (1ª Vara Criminal de Santa Cruz) deu início nesta quinta-feira (6) à maior audiência já realizada pelo Poder Judiciário fluminense, levando-se em conta o número de réus: são 175. Eles são servidores e prestadores de serviços do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), acusados de corrupção e fraudes descobertas na Operação Cruzamento, deflagrada pela Polícia Federal em 2013.
Devido ao grande número de réus, eles tiveram que ser reunidos em um auditório do TJ, para acompanhar a audiência por videoconferência. A juíza, o promotor, a defensora pública e os cerca de 200 advogados faziam a audiência em outra sala, três andares abaixo do auditório.
A Operação Cruzamento foi realizada em outubro de 2013 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) com a corregedoria do Detran e o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil. Havia 181 denunciados e o objetivo era cumprir 122 mandados de prisão e 90 de busca e apreensão em cinco cidades. Uma das suspeitas foi presa em casa.
Segundo denúncias, ônibus e caminhões eram aprovados sem passar por vistoria, em um esquema que envolvia propinas para agentes do Detran nos postos da instituição de cinco cidades.
Fonte: O Globo