O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) deu início ao processo seletivo para contratar 849 residentes jurídicos em todo o Estado. O edital foi publicado na noite desta sexta-feira (20). A criação do Programa de Residência Jurídica no TJ-RJ resultou de proposta da AMAERJ.
As inscrições estarão abertas de 30 de outubro a 30 de novembro. Cada magistrado do Estado contará com um residente jurídico. O concurso será regionalizado, a fim de garantir que as comarcas tenham residentes locais.
A AMAERJ requereu ao TJ-RJ a criação do Programa de Residência Jurídica em 2019. Após o trabalho associativo de interlocução, o projeto foi aprovado pelo Órgão Especial do TJ e pelo plenário da Assembleia Legislativa (Alerj) e, em agosto de 2022, sancionado pelo governo do Estado. A medida foi regulamentada pelo Conselho da Magistratura em dezembro do ano passado.
Além dos residentes jurídicos, o edital também oferece vagas para assistentes sociais e psicólogos. Para todas as funções haverá cadastro de reserva. A remuneração dos residentes será de R$ 3.800. Confira abaixo a íntegra do edital:
Leia também: TRE-RJ designa 14 magistrados para zonas eleitorais da capital e do interior
AMAERJ parabeniza magistrados do 17º Concurso pelos 30 anos de posse
AMAERJ alinha convênio com a Universidade do Estado da Flórida