Destaques da Home | 17 de julho de 2023 17:52

TJ inaugura retrato do desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos em galeria

Desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos e juiz Gustavo Henrique Nascimento Silva

O desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos teve sua foto inaugurada na Galeria de Retratos dos Terceiros Vice-Presidentes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), nesta segunda-feira (17). Ele exerceu o cargo no biênio 2021-2022. O 2º vice-presidente da AMAERJ, juiz Gustavo Henrique Nascimento Silva, representou a Associação na solenidade.

Estiveram na solenidade os desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJ-RJ; Marcus Basílio, corregedor-geral da Justiça; Suely Lopes Magalhães, 2ª vice-presidente da Corte; e José Carlos Maldonado de Carvalho, 3º vice-presidente do Tribunal.

O desembargador Edson Aguiar de Vasconcelos agradeceu ao desembargador Maldonado e aos membros da administração da Corte pela homenagem. “Estou muito honrado”.

A atuação do homenageado como 3º vice-presidente foi destacada pelo presidente Ricardo Cardozo. “Fico muito contente de poder hoje estar aqui saudando vossa excelência [desembargador Edson de Vasconcelos]. Dizendo da felicidade que nosso Tribunal tem de ter tido vossa excelência como nosso 3º vice-presidente.”

Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 1977, o magistrado é mestre, doutor e pós-doutor em Ciências Jurídico-políticas Pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, no período entre 1995 e 2018.

Desembargador do TJ-RJ desde 2002, ele ingressou na Magistratura em 1984. Foi juiz auxiliar da Corregedoria (1993-94 e 1997-98), da 3ª vice-presidência (1997-98) e da presidência do TJ (2000). No Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) atuou como vice-presidente e presidente nos anos 2014 e 2015.

Leia também: Juiz Vitor Moreira Lima será ‘Chef por um dia’ em evento gastronômico da AMAERJ
STJ abre inscrições para vaga de juiz no Conselho Nacional do MP
AMAERJ participa de reunião entre presidente do TJ-RJ e juízes em Cabo Frio