O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro ficou em terceiro lugar na pesquisa realizada pelo Instituto Brasiliense de Direito Público sobre o Índice de Desempenho do Judiciário (IDJus). O objetivo do estudo foi conhecer a realidade do Judiciário Brasileiro nas esferas Federal, Estadual e do Trabalho, levando em consideração a gestão orçamentária, de recursos humanos e tecnológicos e de processos.
O IDJus da Justiça estadual no Brasil foi de 49,5%, composto por gestão orçamentária (46,8 %), gestão de recursos (73,5%) e gestão de processos (38,8%). Dos 27 tribunais estaduais analisados, 12 apresentaram índice de desempenho acima da média, ficando o TJ do Rio em terceiro lugar, com 58%, seguido do TJ-RS, primeiro lugar, com 60,5%, e TJ-MS, em segundo, com 58,4%.
Além da gestão orçamentária, de recursos e de processos, os demais indicadores analisados foram despesas, receitas, recursos humanos, tecnologia, litigiosidade e produtividade. A pesquisa observou ainda o custo médio do processo, a arrecadação e despesa, percentual de cargos de magistrados e servidores ocupados, a taxa de congestionamento, dentre outros aspectos.
Fonte: Jornal do Brasil