Brasil | 24 de outubro de 2025 17:26

TJ do Rio Grande do Sul presta homenagem especial aos magistrados do Rio de Janeiro por cooperação judiciária

O desembargador Ricardo Cardozo representou o TJ-RJ e recebeu placa das mãos do presidente e da 3ª vice do TJ-RS | Foto: TJ-RS

A história cooperação entre o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e o Tribunal do Rio Grande do Sul (TJ-RS) foi celebrada em solenidade na noite desta quinta-feira (23), em Porto Alegre. O Judiciário gaúcho concedeu uma homenagem especial aos magistrados fluminenses que auxiliaram a Corte após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. “A dedicação, a sensibilidade e o compromisso foram fundamentais para a continuidade da prestação jurisdicional”, ressaltou o TJ-RS.

O desembargador Ricardo Cardozo, presidente do TJ-RJ no biênio 2023-2024, representou o Tribunal do Rio na cerimônia e recebeu uma placa das mãos do presidente do TJ-RS, desembargador Alberto Delgado Neto, e da 3ª vice-presidente da Corte, desembargadora Lusmary Fatima Turelli.

Na placa, o TJ-RS concedeu agradecimento especial ao TJ-RJ “em reconhecimento à atuação solidária e exemplar nos processos do Tribunal em razão da enchente que assolou o Estado em maio de 2024”.

“Assegurou-se a efetividade da justiça e a proteção dos direitos da população gaúcha em um momento de extrema adversidade. Este gesto de cooperação judiciária e fraternidade ficará registrado como um marco de união entre os tribunais brasileiros, demonstrando que a Justiça se engrandece quando guiada pelo propósito comum de servir a sociedade”, destacou o TJ-RS na placa.

Na cooperação judiciária, que contou com o apoio da AMAERJ, cerca de 70 desembargadores e juízes do Rio de Janeiro se voluntariaram para participar das audiências e das sessões de julgamento do TJ-RS.

Além da homenagem ao TJ-RJ, o Tribunal do Rio Grande do Sul entregou placas individuais para os desembargadores Ricardo Cardozo e Alexandre Câmara (presidente do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJ-RJ). Todos os magistrados que participaram da cooperação irão receber certificado de agradecimento.

Ao discursar, o desembargador Ricardo Cardozo agradeceu a homenagem. “Trata-se de um gesto que transcende a formalidade de uma cerimônia. É o reconhecimento de um elo humano e institucional que se forjou em meio à dor e à necessidade. E que revelou, mais uma vez, que o Judiciário brasileiro é capaz de agir com empatia, eficiência e solidariedade. Quando o TJ-RJ estendeu a mão ao TJ-RS, não o fez apenas como instituição, mas como comunidade humana, consciente de que a Justiça é uma só, e de que nenhum tribunal é verdadeiramente justo se não for solidário”, afirmou.

A homenagem aconteceu durante o 3º Congresso Gaúcho de Cooperação Judiciária, na sede do TJ-RS.

Desembargador Ricardo Cardozo | Foto: TJ-RS

Leia também: AMAERJ lançará cartilha com orientações sobre os Núcleos de Justiça 4.0
Presidente da AMAERJ se reúne com juízes da 1ª Regional em Niterói
Tribunal terá nova plataforma de atendimento de TI a partir de terça-feira