*CNN Brasil
A abertura do ano judiciário de 2021 no Supremo Tribunal Federal (STF), que acontece na próxima segunda-feira (1º), às 10h, será em sessão híbrida – virtual e presencial -, informou a Corte. Com isso, apenas mesa de honra e ministros do STF – que quiserem – estarão no plenário.
Segundo fontes ouvidas pela CNN, o evento estará mais restrito que nas posses dos ministros Luiz Fux e Nunes Marques, no ano passado, ocasiões em que havia familiares e outros ministros aposentados.
Confirmaram presença no STF na segunda-feira o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido); o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado Federal; o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados; o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.
Leia também: Juízes selecionais para as Turmas Recursais tomam posse na segunda (1º)
Odete Knaack de Souza é homenageada pelos 36 anos de Magistratura
AMB recebe até domingo (31) projetos de combate à violência doméstica
Segundo a Corte, o STF expediu convites para sessão virtual, mas algumas autoridades manifestaram interesse em comparecer presencialmente. Por conta disso, o ambiente foi preparado para respeitar as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) e evitar a disseminação do novo coronavírus.
“No plenário serão adotadas, entre outras, as seguintes medidas sanitárias: higienização do ambiente, uso de máscaras, aferição de temperatura, manutenção de distanciamento social, divisórias de acrílicos transparentes para criação de espaços individuais nas bancadas, disponibilização de álcool em gel no acesso ao plenário e em todas as posições da mesa”, diz a nota do STF.