Brasil | 06 de fevereiro de 2023 11:07

Supremo documenta e expõe a destruição da sede em 8 de janeiro

Peças danificadas pelos invasores do Supremo Tribunal Federal destruído | Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

Para documentar o atentado ao patrimônio material e imaterial de 8 de janeiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) inaugurou o projeto Pontos de Memória. Promovida pela Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação (SAE) da Corte, a medida expõe peças danificadas, fragmentos produzidos pela violência e vestígios físicos do ataque, instalados em locais de circulação de pessoas.

O primeiro ponto de memória será o Espaço Uragami, no Hall dos Bustos. Ali fica o quadro “Os Bandeirantes de Ontem e de Hoje”, do artista plástico Massanori Uragami. A obra foi restaurada após o ataque.

Também estarão no espaço objetos empregados pelos criminosos, como bolas de gude e pedras portuguesas da Praça dos Três Poderes, além de fragmentos de itens do acervo histórico do Tribunal que foram totalmente destruídos, como o espelho do Salão Nobre e as fotos da Galeria de Presidentes.

No local, um totem mostrará imagens das consequências dos atos de vandalismo e do início da restauração da sede do STF registradas pela da Secretaria de Comunicação Social da Corte.

Leia também: Nova administração do TJ-RJ toma posse em solenidade prestigiada
Ao deixar presidência, desembargador Henrique Figueira saúda a juíza Eunice Haddad
TJ empossa integrantes do Órgão Especial, do Conselho e de comissões