O Supremo Tribunal Federal (STF) promoverá a cerimônia de abertura do Ano Judiciário nesta quarta-feira (1º), às 10h, no plenário reconstruído após os atos de violência e destruição ocorridos em 8 de janeiro.
Completamente destruído, o plenário da Corte teve vidraças quebradas, estátuas derrubadas, poltronas arrancadas, móveis despedaçados e obras de arte vandalizadas. Janelas foram pichadas e salas de áreas administrativas, que funcionavam nos demais andares do edifício-sede, tiveram as instalações destruídas.
O STF informou à Advocacia-Geral da União (AGU) que o prejuízo chegou a R$ 5,9 milhões. O Supremo realizou as obras necessárias para recuperar os danos causados e permitir o pleno funcionamento da Corte.
Comandada pela ministra Rosa Weber, presidente do STF, a solenidade de abertura contará com as presenças dos ministros do Supremo; do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; e do procurador-geral da República, Augusto Aras.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) também fará uma solenidade de abertura, às 14h, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 19h.
Leia também: Na inauguração da nova sede, TRE-RJ homenageará 27 autoridades
Magistrados do 33º Concurso celebram 22 anos da posse no TJ-RJ
Presidente Figueira diz ter conduzido o TJ com ‘imensa satisfação’