O Fórum Permanente de Segurança Pública e Execução Penal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá no próximo dia 10 (quinta-feira da semana que vem), às 18h, o webinar “O misterioso desaparecimento dos meninos da Baixada Fluminense: a criança pobre e negra é mais difícil de achar?”.
Em 27 de dezembro passado, três amigos saíram para brincar em Belford Roxo, município na Baixada Fluminense. Mais de cinco meses depois, as famílias continuam sem saber o que aconteceu com as crianças.
Leia também: Associados já podem atualizar dados cadastrais no site da AMAERJ
EMERJ manifesta apoio à campanha da AMAERJ em defesa das crianças
TJ-RJ ampliará o trabalho presencial a partir do próximo dia 9
Os desaparecidos são Lucas Matheus, de 9 anos, Alexandre da Silva, de 11, e Fernando Henrique, de 11. O webinar será transmitido pelo Zoom e pelo YouTube. Haverá tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Participarão o presidente do Fórum, desembargador Alcides da Fonseca Neto; o vice-presidente do Fórum, desembargador Luciano Silva Barreto; o juiz Rubens Roberto Rebello Casara; o coronel Íbis Silva Pereira, da Polícia Militar (PM); o professor José Cláudio Souza Alves; Nívia Raposo, da Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial, Rede de Mães e Familiares da Baixada e do movimento “Parem de nos matar”; e Patrícia de Oliveira da Silva, fundadora da Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência, do Núcleo de Direitos Humanos da Subprocuradoria de Direitos Humanos do Ministério Público.
Os meninos desapareceram depois que saíram para jogar bola no campo de futebol ao lado do condomínio onde moravam, no bairro Castelar. Uma das linhas de investigação era de que traficantes estariam envolvidos no desaparecimento. Em março, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro encontrou, em câmeras de segurança, imagens dos garotos na Rua Malopia, em Vila Medeiros, uma região vizinha.
Em maio, a Polícia Civil prendeu integrantes de uma quadrilha de Castelar. Entre os crimes citados na investigação está o desaparecimento de Lucas, Alexandre e Fernando.
A inscrição gratuita pode ser feita pelo site da EMERJ.