Brasil | 06 de novembro de 2023 16:14

Sugestão de juíza do Rio é aprovada no Fonajuv e irá para o Congresso Nacional

Reprodução

A juíza Vanessa Cavalieri, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), teve sua sugestão aprovada por unanimidade no 32º Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv), na última semana em Recife (PE). A proposta, que visa elaborar uma lei banindo o uso de celulares nas escolas brasileiras, será enviada ao Congresso Nacional.

De acordo com a magistrada, que é diretora de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ, o uso livre de smartphones nas escolas está relacionado ao agravamento da saúde mental de crianças e adolescentes, pois aumenta a sensação de solidão, dificulta a criação de vínculos de pertencimento e favorece episódios de bullying e aumenta o risco de suicídio.

“O celular deve ser visto como o que é: uma droga, que traz riscos graves, principalmente para pessoas em desenvolvimento, e causa dependência”, disse a juíza.

Países como França, Inglaterra e Holanda já adotaram a medida. A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em seu Relatório Global de Monitoramento da Educação, destacou os risco do uso excessivo da tecnologia na educação. Confira a integra do relatório Unesco.

Juíza Vanessa Cavalieri

Leia também: Juíza Vanessa Cavalieri apresenta no Fonajuv protocolo de prevenção à violência nas escolas
Presidente Eunice Haddad participa da cerimônia de posse dos juízes eleitorais
12º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos acontece às 18h, no TJ-RJ