O Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou, nesta segunda-feira (10), edital de chamamento público de juízes estaduais e federais para, de forma temporária e excepcional, auxiliarem os gabinetes dos ministros da 3ª Seção no julgamento de processos penais.
A medida tem como objetivo reduzir o acervo de processos das turmas de Direito Criminal, a fim de evitar prescrições e fortalecer a prestação jurisdicional.
Confira aqui o edital. Os juízes devem enviar currículo resumido para o e-mail juizes.temporarios@stj.jus.br em até dez dias, com destaque para o tempo de judicatura e de atuação em vara de competência criminal.
A seleção dos inscritos será feita pela Presidência do STJ, que observará a paridade de gênero, a proporcionalidade entre as regiões do país e a representatividade dos tribunais federais e estaduais. Em seguida, a listagem ficará à disposição dos gabinetes dos ministros da 3ª Seção para a designação dos escolhidos.
Os juízes convocados atuarão de forma remota e sem prejuízo de suas atividades normais nos tribunais de origem. Antes do efetivo exercício das suas funções, todos participarão de treinamento presencial em Brasília.
Pedidos de esclarecimento sobre o edital deverão ser encaminhados para o e-mail presidencia@stj.jus.br com o seguinte assunto: “Dúvida juízes auxiliares temporários”.
Leia aqui a Instrução Normativa 6/2025, que regulamentou a convocação para atuação temporária de magistrados no STJ.
Leia também: Seminário na FGV reunirá ministros do STJ e desembargadora do TJ-RJ
Mestrado da Enfam oferece 20 vagas para magistrados estaduais e federais
Ministro Luiz Fux será homenageado na EMERJ em evento sobre os 10 anos do CPC