AMAERJ | 01 de abril de 2019 17:47

STF divulgará vídeos de membros do Judiciário contra as fake news

Como parte da campanha contra a propagação de conteúdo falso, criada nesta segunda-feira (1) pelo Poder Judiciário, o STF (Supremo Tribunal Federal) divulgará vídeos de magistrados, promotores, defensores e advogados. Para participar da campanha contra as fake news, envie seu vídeo – de até um minuto – para o WhatsApp da AMAERJ (21 98440-4260).

A campanha tem o apoio dos tribunais superiores (Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Superior do Trabalho e Superior Tribunal Militar), além do Conselho da Justiça Federal e as associações de magistrados. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) coordena os trabalhos e será responsável por acionar os tribunais estaduais.

“A popularização das redes sociais e a disseminação de boatos e falsas notícias têm um impacto real e imediato na sociedade, como a destruição de reputações, prejuízos financeiros e até mesmo a morte. Esta ação pretende alertar a sociedade sobre os riscos do compartilhamento das fake news e suas consequências fora do mundo virtual”, diz o texto que descreve a campanha.

Leia também: Comissão da AMAERJ discute melhorias em gabinetes de juízes
AMAERJ trata de pautas da magistratura com juízes de Niterói
Presidente do TRE-RJ compõe grupo de trabalho do TSE

A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) trabalhará com ações para alertar a sociedade sobre os riscos de compartilhamentos de fake news e os seus perigos fora do mundo virtual. Para o presidente da entidade, Jayme de Oliveira, essa é uma grande iniciativa que trará uma revolução na comunicação dos tribunais e do CNJ.

“O combate às fake news é fundamental, pois elas têm atrapalhado o funcionamento das instituições e do país como um todo”. De acordo com o presidente, a campanha é essencial para mostrar que o Judiciário também está preocupado com a disseminação de falsas notícias e que vai atuar, de maneira integrada, para combater esse atual problema.

Além de trabalhar com a campanha nas redes sociais, com o uso da hashtag #FakeNewsPerigoReal, as instituições irão realizarão um trabalho de comunicação integrada do Judiciário para informar a população sobre os avanços e o trabalho da Justiça. Serão realizadas ações junto às agências de checagem de fatos para disseminar, com rapidez e credibilidade, as versões enganosas que circulam na internet.

Pela campanha do CNJ, está previsto um calendário de ações até setembro. O órgão lançará também a campanha #AquiTemJustiça, com o objetivo de divulgar ações e decisões judiciais que beneficiaram os cidadãos.