Apoiada pela AMAERJ, a campanha solidária da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) para ajudar as vítimas das enchentes já arrecadou cerca de R$ 500 mil. O valor foi utilizado para comprar e distribuir água, alimentos, produtos de higiene e atendimento médico e itens de cama, mesa e banho. Até a manhã desta quarta-feira (8), o Poder Judiciário brasileiro liberou R$ 82 milhões para auxiliar o Estado.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou os tribunais a repassar valores depositados como pagamento de prestações pecuniárias à Defesa Civil e outras entidades assistenciais gaúchas.
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) editou ato executivo que permite o repasse de valores depositados como pagamento de prestações pecuniárias e outros benefícios legais à conta da Defesa Civil do RS. Pedidos de repasse serão analisados pela Divisão de Contratos, Convênios e de Penas e Medidas Alternativas (DIACO), ligada à Secretaria-Geral de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SGSUS).
O TJ-RJ, em parceria com a Marinha do Brasil, efetuou a doação de 20 toneladas de roupas femininas para o auxílio das mulheres atingidas pela tragédia. O esforço coordenado teve início na tarde de terça-feira (7) e estendeu-se até a madrugada desta quarta-feira (8). A operação foi realizada no Arsenal de Marinha do Rio, onde as roupas foram embaladas e embarcadas.
A AJURIS segue recebendo doações, que podem ser feitas pelo QR Code abaixo, pela seguinte chave pix (aleatória): de54af32-c5c3-48fe-b2ae-378b2559648e ou por depósito direto na conta da Associação (Banco Sicredi – 748, agência: 0106, conta: 7733-0, CNPJ: 92.965.748/0001-47).
A Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (ABATERJ) doou uma tonelada de alimentos, 300 cobertores, colchonetes, lençóis e travesseiros. Os materiais foram entregues à Marinha.
A ABATERJ informa que, em breve, serão enviadas doações de material de limpeza. Para ajudar, doe pela chave PIX e-mail: doe@abaterj.org.br ou por depósito bancário (Bradesco, agência: 6246-4, conta corrente: 3080-5).
No Fórum de Resende (Sul Fluminense), servidores arrecadaram roupas, mantimentos e cerca de 1.500 litros de água. Os materiais serão transportados por uma empresa da cidade até o Rio Grande do Sul.