A Escola da Magistratura do Estado (EMERJ) e a Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) promoverão em 24 de novembro, das 10h às 19h, o seminário “A Justiça Eleitoral no Século XXI”. Participarão do encontro 13 magistrados do Rio, no Auditório Paulo Roberto Leite Ventura (Rua Dom Manuel, n° 25, Centro do Rio).
O evento será aberto pelos desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo, presidente do TJ-RJ; Marcus Basílio, corregedor-geral da Justiça; Marco Aurélio Bezerra de Melo, diretor-geral da EMERJ; Henrique Figueira, vice-presidente do TRE-RJ e corregedor eleitoral; e Fernando Chagas, presidente do Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político da EMERJ; e pela juíza Daniela Bandeira, diretora da EJE-RJ.
Estarão nos painéis os desembargadores Jacqueline Montenegro, presidente do TRE-RJ em 2017; Cláudio Dell’Orto, presidente do TRE-RJ em 2021; André Andrade e Adriana Ramos de Mello; e os juízes Anderson de Paiva Gabriel, Antonio Aurelio Abi Ramia Duarte e Helenice Rangel.
Serão debatidos os temas “Direito Digital na Justiça Eleitoral”, “Vulnerabilidade de Gênero, Raça e Indígena na Justiça Eleitoral”, e “Fake News e a Justiça Eleitoral”.
Também participarão do seminário a ministra Edilene Lobo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); o desembargador Samuel Meira Brasil Jr., presidente eleito do Tribunal de Justiça do Espírito Santos (TJ-ES); o procurador do Estado Gustavo Binenbojm; o promotor de Justiça Guilherme Peña de Moraes; o professor Adán Carrizo Gonzalález Castell, da Universidade de Salamanca (Espanha); e os advogados Cristiane Frota, Luna van Brussel Barroso e Vânia Siciliano Aieta.
Inscreva-se aqui. Confira a programação:
Leia também: Juízes Daniel Vianna, Rafael Estrela e Rubens Sá lançarão livros no Foyer
Desembargadores participarão de debate da EMERJ sobre o caso Cancellier
TV Globo repercute cerimônia de premiação e vencedores do AMAERJ Patrícia Acioli