Mais de mil pessoas já se inscreveram para participar do seminário “Temas Atuais de Direito Processual Civil em Homenagem ao Professor José Carlos Barbosa Moreira”, organizado pela EMERJ (Escola de Magistratura do Rio). O evento será nesta sexta-feira (13), a partir das 9h. Por causa da grande procura, o evento foi transferido para o Tribunal Pleno do TJ-RJ.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão participarão do seminário , a partir das 9h. Fux falará na abertura do seminário sobre “Análise Econômica do Novo CPC”. Já Salomão fará o encerramento do debate com “A Jurisprudência do STJ e a interpretação do Novo CPC”.
Leia também: Professor Roger Findley recebe a Medalha Tiradentes na Alerj
Candidato ligado ao crime perderá registro, diz Fonseca Passos
STJ divulga entendimentos sobre direitos autorais e crime de descaminho
Até hoje, o professor e desembargador Barbosa Moreira, morto em agosto de 2017, é considerado um dos principais processualistas do país. Ele também foi titular de Direito Processual Civil na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Antes do seminário, será lançada uma edição especial da Revista da EMERJ em homenagem ao desembargador Barbosa Moreira. A publicação completa 20 anos e traz artigos jurídicos sobre o Novo CPC de 17 juristas de todo o país, entre professores, magistrados e ministros.
A publicação é coordenada pelo juiz do TJ-RJ Antônio Abi Ramia Duarte, que cursou o mestrado em Direito Processual Civil, na Uerj, criado pelo professor. Entre os articulistas estão os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e Luiz Fux. Os desembargadores do TJ-RJ Alexandre Freitas Câmara e Sérgio Ricardo Fernandes também escreveram para a publicação.
Os dois painéis do seminário serão: “Inovações no processo de conhecimento do Novo CPC”, em que desembargadora Claudia Pires será a presidente da mesa; e “Inovações no processo nos tribunais do Novo CPC”, com presidência da desembargadora Inês da Trindade Chaves de Melo. As inscrições seguem abertas no site da EMERJ.