
A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) homenageará a desembargadora Maria Collares (1933-2018) em seminário sobre o Direito Ambiental, que acontecerá no próximo dia 27. A magistrada foi a fundadora e primeira presidente do Fórum Permanente de Direito do Ambiente da EMERJ.
A abertura será feira pelos desembargadores Marco Aurélio Bezerra de Melo, presidente do Fórum Permanente de Direito Civil da EMERJ e membro do Conselho Deliberativo e Fiscal da AMAERJ, e Maria Teresa Pontes Gazineu, integrante do Fórum Permanente de Direito Ambiental e Climático da EMERJ.
O encontro será realizado das 16h às 18h, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura (Rua Dom Manuel, nº 25, 1º andar, no Centro do Rio de Janeiro). Haverá transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. Inscreva-se no site da EMERJ.
Após o seminário, será lançado o livro “Temas de Direito Ambiental – Estudos em homenagem à Desembargadora Maria Collares”. Organizada pelos professores Ana Alice de Carli, Cristiane Jaccoud e Pedro Curvello Avzaradel, a obra conta com prefácio do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo. Adquira aqui o livro.
A desembargadora Maria Collares nasceu no interior de Minas Gerais. Graduou-se em Direito (1969) e mestre em Ciências Ambiental (2000) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como defensora pública por quatro anos e ingressou na Magistratura em 1976. A desembargadora também foi professora da Universidade Candido Mendes. Defensora das causas ambientais, presidiu o Fórum Permanente de Direito do Ambiente da EMERJ de 2006 a 2017. Maria Collares faleceu em 2018.

Leia também: AMAERJ sorteará passagem e hospedagem para Jornada do Fórum de Juízes de Execução Fiscal
Juiz Francisco Posada apresenta plataforma do TJ-RJ em encontro do Fonamec em São Paulo
Curso para magistrados abordará o uso do sistema Eproc