O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, se reuniu com magistrados do 8º Núcleo Regional (NUR), em Angra dos Reis (Costa Verde do Estado). O juiz Richard Robert Fairclough, secretário-geral da AMAERJ, representou a Associação no encontro, nesta sexta-feira (11).
O desembargador Ricardo Cardozo ressaltou a necessidade de discutir os detalhes de cada serventia para que haja uma integração do 1º grau com a administração do TJ-RJ, com o intuito de melhorar a prestação jurisdicional em todo o Estado e as condições de trabalho dos magistrados.
O presidente afirmou que sua administração é muito voltada para o 1º grau. “Os juízes são o retrato do Tribunal e da Justiça. Por isso é importante ouvir vocês e trocar ideias.”
O secretário-geral da AMAERJ destacou a relevância das visitas do presidente do TJ aos NURs. “O trabalho do Tribunal é algo muito intenso e complexo e, mesmo assim, o senhor tem disponibilizado tempo para visitar as regionais, o que é muito importante. As regionais trazem questões muito peculiares de cada área”, frisou o juiz Richard Robert Fairclough.
Os magistrados conversaram sobre Processo Judicial eletrônico (PJe), remoção, balcão virtual, Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), força de trabalho, infraestrutura, informática, inteligência artificial, segurança, movimentação, relatórios estatísticos, laboratório de inovação e governança.
Participaram do encontro a presidente da Comissão de Apoio à Qualidade dos Serviços Judiciais (COMAQ), desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves; os juízes auxiliares da Presidência, Ana Paula Pena Barros, Fernanda Xavier, Renata Guarino e Alberto Republicano; o diretor do 8º NUR e do Fórum de Angra, Carlos Manuel Barros do Souto; e o presidente da 8ª Regional da AMAERJ (Itaguaí), juiz Ivan Mirancos.
A desembargadora Maria Isabel falou aos colegas sobre as ações de sua gestão à frente da COMAQ, esclareceu assuntos referentes à Comissão e destacou a importância dos magistrados fazerem o curso de formação continuada sobre o funcionamento do PJe.
“Se soubermos usar o sistema, o nosso trabalho vai ficar melhor. Este é o objetivo do curso”, falou a desembargadora Maria Isabel. O curso começará na próxima sexta-feira (18), promovido em parceria pela presidência do TJ-RJ, por meio da COMAQ, com a Escola de Administração Judiciária (Esaj), a Escola da Magistratura do Estado (EMERJ) e a AMAERJ. Segundo a magistrada, novas turmas serão formadas.
Para o presidente Ricardo Cardozo, a qualificação é imprescindível pois o “curso vai formar replicadores”.
Na reunião, os magistrados apresentaram sugestões e os juízes auxiliares da presidência falaram sobre suas áreas de atuação.
O 8º NUR abrange Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty, Rio Claro e Seropédica.
Leia também: Dirigentes da AMAERJ e de associações estaduais alinham estratégias de atuação
G1 e Extra divulgam as inscrições do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli
Grupo de trabalho apresentará proposta de reformulação do regulamento das sedes recreativas da AMAERJ