Notícias | 12 de junho de 2017 13:09

‘Saímos de zero para 400 conciliações por dia, com 40% de acordo’, diz Cury ao Globo

O desembargador do TJ-RJ Cesar Cury (presidente do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação – Fonamec) destacou a importância da mediação, neste domingo (11), no jornal O Globo. Ele afirmou que o novo Código de Processo Civil ajudará a reduzir o tempo de tramitação dos processos.

“Os juízes ainda são reticentes em aplicar punições, multas, às empresas quando há litigância de má-fé. As empresas usam todo expediente para postergar a solução ou tentar pressionar o consumidor a um acordo que é mais vantajoso pra ela. Mas, com o novo Código de Processo Civil, esse ciclo pode ser rompido, ao privilegiar a mediação e a conciliação como caminhos alternativos. Saímos de zero em 2015 para 400 conciliações por dia hoje, com 40% de acordo”, disse Cury.

O desembargador ressaltou ainda que a crise está fazendo as empresas mudarem de postura. “Em tempo de vacas magras, as empresas também já se incomodam com o volume de provisionamento do contencioso e começam a ter interesse em uma solução mais rápida. Acredito que em cinco ou dez anos, o tempo de trâmite deve ser mais curto. Quando se demora uma década para solucionar um conflito, não se pode dizer que a Justiça foi feita.”

Cury alertou que o custo de um processo judicial é de R$ 2.800, e não raro há ações em trâmite que discutem valores muito menores, o que não faz sentido. “A empresa tem que passar a ter consciência de seu papel social, não pode agir contra o Estado para proveito próprio”, afirmou.

Leia aqui a íntegra da reportagem.