A Secretaria Geral de Governança, Inovação e Compliance do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) desenvolveu o projeto de aperfeiçoamento das Rotinas Administrativas (RADs). O projeto segue a modelagem do visual law, que propõe a simplificação da linguagem jurídico-administrativa.
A ideia é aumentar a transparência no mapeamento dos processos de trabalho, maximizar o uso institucional dos documentos e torná-los mais funcionais.
Com isso, também há melhora na visualização das responsabilidades e interações entre as unidades do tribunal, aceleração do mapeamento dos processos de trabalho, redução de redundâncias de tarefas e facilitação da revisão e atualização dos processos já mapeados.
Sobre as mudanças a diretora do Departamento de Governança e Planejamento Estratégico, Michele Vieira de Oliveira, explicou que “antes as RADs se pautavam em textos, era preciso descrever o processo de trabalho em palavras, em capítulos”.
“Agora temos o elemento gráfico, a modelagem de processo de trabalho, que transforma o texto em um fluxograma, em um desenho, o que facilita a visualização do usuário. Estamos retirando coisas que não são objetivas e focando direto no processo de trabalho. Suprimir os pequenos detalhes do cotidiano, as tarefas mais detalhadas, dá mais flexibilidade”, disse a diretora.
Todas as novas rotinas começarão com o novo modelo. As antigas serão atualizadas. O novo modelo da Rotina Administrativa da Secretaria já permitiu, por exemplo, que um processo de trabalho anteriormente documentado em 17 páginas de texto corrido, fosse reduzido para três páginas.
Leia também: Processo reestruturante de família é tema de artigo de desembargador
Associados podem tirar dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda
AMAERJ e juiz do TJ-RJ organizam criação de banco de sentenças