A juíza Rosana Navega, do 1º Juizado Especial Criminal de Niterói, participou de palestra “O transporte de gado em pé” na Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CDPA), da OAB-RJ, nesta quarta-feira (21). Os convidados debateram a exportação de animais vivos entre o Brasil e a Turquia.
Em dezembro, 27 mil cabeças de gado foram embarcadas em navios no Porto de Santos, em São Paulo, com destino ao Porto de Iskenderun, na Turquia. O trajeto durou aproximadamente 15 dias e os animais serão alimentados com pelo menos 60 toneladas de ração. Uma vez no Mediterrâneo, os animais foram levados para fazendas e, posteriormente, foram consumidos.
Leia também: Instituição internacional parabeniza Alerj por lei que proíbe testes em animais
CCJ aprova contagem de dias úteis para juizados especiais
Ministro Humberto Martins é indicado para o cargo de corregedor nacional de Justiça
“Os animais vão cheios de fezes pelo corpo até o final da viagem. São 27 mil bois juntos, em longa viagem para a Turquia. Milhares morrem na viagem e são jogados ao mar, gerando grande poluição nos oceanos. É a maior atrocidade brasileira. Essa é uma questão nacional e, hoje, é a mais importante para os ambientalistas”, criticou a magistrada.
Também palestraram Reynaldo S. Velloso, presidente da CDPA; e Elizabeth MacGregor, diretora de Educação do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA). Confira o debate na íntegra.