AMAERJ | 08 de agosto de 2022 18:18

Ricardo Alberto Pereira toma posse como desembargador do TJ-RJ

Eunice Haddad e Ricardo Alberto Pereira | Foto: Matheus Salomão

Promovido a desembargador, Ricardo Alberto Pereira tomou posse nesta segunda-feira (8) no plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A presidente da AMAERJ, Eunice Haddad, participou da solenidade.

Magistrado há 27 anos, Ricardo Alberto Pereira entrou no plenário acompanhado dos desembargadores Marília Castro Neves e Carlos Eduardo Roboredo.

“Na Magistratura entendi que ser juiz é algo muito maior que uma profissão. A Magistratura é sim um sacerdócio, onde o amor pelo justo é sustentado pela dedicação diuturna a essa causa, pelas várias renúncias que nós fazemos diariamente. Ao chegar na desembargadoria, quero ratificar o juramento e confirmar meu compromisso de sempre participar ativamente deste Tribunal de Justiça, que tanto me orgulha e que seguidamente é reconhecido como o mais produtivo do país. Prometo trabalhar arduamente por uma Justiça firme e imparcial aos cidadãos”, afirmou o novo desembargador, que é diretor Cultural da AMAERJ.

O corregedor-geral da Justiça, Ricardo Rodrigues Cardozo, falou sobre as qualidades do colega e a nova função no TJ-RJ.

“É um sonho que se persegue, é uma jornada que se finda, um ciclo que se renova, uma etapa de recomeço. Conquistas deste tipo não são fáceis, exigem esforço e demonstração de preparo, afinco e dedicação. É um foco a perseguir. Para Ricardo Alberto Pereira, meu xará e amigo, foi assim. Carreira escorreita, sem qualquer nódoa. Destaco a simplicidade e o carinho de sua personalidade. É a lealdade que se lhe impera na alma, o afeto que dedica aos amigos, a alegria presente na sua vida. Agora é definitivamente uma nova etapa. Faça a diferença. Sucesso e parabéns”, disse Cardozo.

Ricardo Alberto é empossado desembargador | Foto: Matheus Salomão

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, lembrou da atuação com Ricardo Alberto Pereira no interior do Estado.

“Convivi com o então juiz Ricardo Alberto Pereira ao longo de sua carreira nas Comarcas de Rio Bonito, Cabo Frio e Niterói. Na qualidade de membro do Ministério Público, atuei muito próximo e pude verificar a excelência e a dedicação de seu trabalho. Participou da vida associativa, sempre engajado nas questões da Magistratura. E, além de tudo, é um destacado professor. Tenho certeza absoluta que desempenhará de forma brilhante o novo cargo.”

Ao discursar, o presidente do TJ-RJ, Henrique Figueira, deu as boas-vindas ao magistrado.

“É de braços abertos que o Tribunal recebe vossa excelência. Todo o carinho e amor que brotam desta sessão deixam evidente a continuidade da sua caminhada brilhante na Justiça do Rio de Janeiro. Vossa excelência é um exemplo de magistrado, uma pessoa que tem todas as condições para bem servir ao Poder Judiciário. Parabéns, seja muito bem-vindo e feliz nesse novo caminho”, frisou Figueira.

Trajetória

Nascido em Niterói, Ricardo Alberto Pereira tem 57 anos. Graduou-se em Direito na Universidade Santa Úrsula. É mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ingressou na Magistratura fluminense pelo 22º Concurso, em 1995. Compôs o Colegiado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), onde foi ouvidor e diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ). Atualmente, atuava no TJ-RJ como juiz substituto em segundo grau (JDS) na 20ª Câmara Cível.

Ricardo Alberto Pereira | Foto: Matheus Salomão

É professor de Direito na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), na Fundação Getulio Vargas (FGV) e na Universidade Candido Mendes (Ucam).

Em diversas gestões, Ricardo Alberto Pereira integrou a diretoria da AMAERJ. Presidiu a Associação de 12 de dezembro de 2019, quando a então presidente Renata Gil (2016-2019) assumiu a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a 7 de fevereiro de 2020, data da posse de Felipe Gonçalves (2020-2021).

Desde fevereiro deste ano, é diretor Cultural da entidade.

Presidente da AMAERJ parabeniza o novo desembargador | Foto: Matheus Salomão
Ricardo Alberto Pereira e familiares | Foto: Matheus Salomão

Leia também: Proposto pela AMAERJ, projeto de unificação de entrâncias é aprovado pelo TJ
Katya Monnerat integrará o Conselho da Magistratura do Rio
Juiz do TJ-RJ participa em Brasília de concurso sinfônico internacional