AMAERJ | 06 de maio de 2016 17:13

Revista FÓRUM: Roma, o retorno

A cidade que deve ser marcada em seu passaporte

ROMA

POR ROBERTA MAINCZYK

Sabe aquele tipo de lugar que dá vontade de voltar uma, duas, três vezes e, mesmo assim, sempre na hora de ir embora sentimos a mesma sensação de que ainda tem muito para se conhecer? Prazer, Roma! A Cidade Eterna tem tantas atrações imperdíveis que os visitantes facilmente encontram motivos para voltar. Um truque é deixar algo novo para conhecer numa próxima viagem, um motivo a mais para justificar a inexorável volta.

Uma das mais antigas cidades da Europa, com História de mais de 2500 anos, desde a sua lendária fundação, em 753 a.C., Roma é considerada um dos berços da Civilização Ocidental e do Cristianismo. Famosa não só por sua gastronomia e vinhos, mas também por suas relíquias históricas classificadas pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. A capital italiana é uma das cidades mais visitadas do mundo, com 8 milhões de turistas por ano.

É a única cidade no mundo que abriga em seu interior um país inteiro – o enclave do Vaticano. A cidade coleciona monumentos imperdíveis e internacionalmente famosos, como a Fontana di Trevi, o Panteão e o Coliseu. Roma contém uma coleção imensurável de arte, esculturas, fontes, mosaicos, afrescos e pinturas diferentes períodos históricos.

Para os apreciadores da história e arquitetura a capital italiana pode se considerada um museu a céu aberto. Um tesouro inesgotável para amantes de arte e cultura. É uma metrópole eletrizante de trânsito caótico, com ruas estreitas povoadas de barulhentas lambretas por todo o lado. A cidade é agregadora de culturas, tem um ambiente cosmopolita, variando do gótico, romântico ao boêmio, para todos os gostos e estilos.

Para a capital italiana, existem inúmeras definições: imperial, republicana, barroca, medieval, renascentista e papal. É um grande centro arqueológico e um dos principais centros mundiais de pesquisa arqueológica.

Há uma enorme lista de pontos turísticos imperdíveis, como os Museus Capitolinos, os do Vaticano, a Capela Sistina, a Galleria Borghese, Piazza di Spagna, Basílica de São Pedro e Catacumba de Calisto. Seja uma viagem romântica, religiosa ou turística, Roma serve a todas!

Pode-se locomover pela cidade de metrô e ônibus; o aluguel de carros não é recomendável pelo trânsito caótico e a escassez de estacionamento. O ideal é andar a pé para não perder a chance de apreciar a arquitetura, a beleza e a história da cidade. Caminhe sem pressa, apreciando tudo o que a cidade oferece. Cada esquina pode trazer uma história diferente através de aquedutos, fontes, igrejas, palácios, edifícios históricos e as ruínas do Fórum Romano e da catacumba romana. Além de ser muito agradável, ao longo do caminho haverá surpresas, com ótimos restaurantes, sorveterias e pracinhas. A Itália também é famosa pelos cafés. O cheiro nas ruas convida os turistas a parar um momento do dia para tomar um verdadeiro café expresso nas calçadas, com sabores que só se encontram lá.

Embora seja uma cidade predominantemente católica, houve um crescimento significativo de muçulmanos, fruto da imigração do Norte da África e do Oriente Médio. A comunidade judaica possui um grande centro de fé, o Tempio Maggiore.

Roma perdeu o império, mas não a majestade. E não é só do passado que vive a Cidade Eterna. A capital é pujante e jovial. Referência em culinária, é considerada uma das capitais mundiais da moda, ficando atrás apenas de Milão, Nova Iorque e Paris. Algumas das marcas principais grifes de luxo e joalherias – como Bulgari, Fendi, Laura Biagiotti e Brioni – estão sediadas ou foram fundadas na cidade. Se quiser ir às compras sofisticadas na capital italiana, o endereço é a famosa Via Condotti.