Associação alcança 18 mil seguidores nas redes sociais em 2020
Por Sergio Torres
Na noite de 12 de março do ano passado, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e a Corregedoria Geral de Justiça decidiram suspender audiências, sessões de julgamento, prazos processuais e atendimento ao público em todo o Estado, por causa da pandemia do coronavírus. A AMAERJ divulgou as medidas em primeira mão, às 21h38. Com 16 mil acessos, a reportagem foi a mais lida do site da Associação em 2020.
Ao longo de todo o ano passado, a Assessoria de Comunicação da AMAERJ publicou 1.500 reportagens no site. De acordo com dados do Google Analytics (serviço estatístico do Google), o portal recebeu, ao todo, 278 mil visitas, com a visualização de 526 mil páginas.
Em 2020, a AMAERJ chegou aos 18 mil seguidores nas redes sociais em que atua –Facebook, Instagram, Youtube e Twitter–, cerca de 2 mil a mais do que era registrado no final de 2019.
No setor de comunicação, divulgação e informação, uma das primeiras decisões tomadas a partir da posse do presidente Felipe Gonçalves foi a de reformular a apresentação visual do site, do boletim distribuído aos associados de segunda a sexta-feira, diariamente, e da revista fórum.
As modificações nos layouts não resultaram da constatação de que site, boletim e revista estavam desatualizados no aspecto visual. Muito pelo contrário. Os modelos usados até então eram bem modernos, antenados com o que há de mais contemporâneo em termos de artes visuais e design.
A proposta de alterar foi motivada pelo interesse do presidente da AMAERJ e de seus assessores de comunicação em dar uma espécie de “estampa nova” às publicações digitais e materiais da gestão que se iniciava.
O novo layout do site da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro estreou em 16 de março. A reforma da página da AMAERJ na Internet foi projetada com o objetivo de facilitar o acesso do associado às informações e aos conteúdos.
A partir do novo site foram firmados os modelos renovados dos boletins diários e extras e das publicações da instituição no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.
O design modernizado da fórum foi apresentado aos leitores na edição de número 60, referente ao segundo trimestre do ano.
O desenvolvimento do novo projeto gráfico ficou a cargo da multitalentosa especialista Andréa Miranda, designer e diagramadora da revista. Mudanças leves, mas que deixaram nítidas as diferenças em relação ao projeto gráfico anterior, também de autoria de Andréa.
A AMAERJ esteve presente, neste primeiro ano da gestão Felipe Gonçalves, nos principais órgãos da imprensa brasileira. A campanha solidária de combate à pandemia e a solenidade virtual do 9º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos foram noticiadas em programas das emissoras Globo, GloboNews e Record, nas rádios CBN, Tupi e Agência Nacional, nos jornais “O Globo”, “O Dia” e “O Estado de S. Paulo” e nos portais G1, Valor, The Intercept Brasil e Consultor Jurídico (Conjur).
O profissionalismo, a eficiência e a dedicação dos magistrados e servidores do TJ-RJ foram destacados em artigo publicado em agosto no site de “O Globo”. Assinam o texto o presidente Felipe Gonçalves e a desembargadora Teresa de Andrade Castro Neves, 1ª vice-presidente da AMAERJ. O artigo exalta a grande produtividade do Tribunal fluminense e a rapidez da adaptação de todos ao trabalho remoto imposto pela pandemia. Os autores também publicaram artigo sobre a temática no site do jornal “O Estado de S. Paulo”.