Destaques Noticias | 14 de outubro de 2019 12:32

Revista FÓRUM: O mundo nos museus de Nova York

Fachada do Metropolitan | Foto: Divulgação

Dos dinossauros à arte contemporânea, museus disputam os turistas com Central Park, Empire State e Estátua da Liberdade

Por SERGIO TORRES

Destino preferido de milhões de turistas de todo o planeta, Nova York atrai não só os consumistas, maravilhados com as mais variadas ofertas de compras; ou aqueles que sonham conhecer as atrações clássicas da metrópole, como a Estátua da Liberdade, o Empire State Building e o maravilhoso Central Park; ou ainda os fãs dos musicais que lotam os teatros na região da Broadway. Nova York é, também, um encanto para os apaixonados por museus.

Na ilha de Manhattan, coração de Nova York, e nos distritos que a circundam, como o Brooklyn, funcionam dezenas de museus. Não apenas museus dedicados às artes plásticas. Um dos mais incríveis não tem nos quadros e esculturas o seu ponto forte. Trata-se do Museu Americano de História Natural, na lateral oeste do Central Park.

Esqueleto do Tyranossauro rex, destaque do Museu de História Natural | Foto: Divulgação

Líder absoluto no ranking dos museus naturais espalhados pelo mundo, o de Nova York está completando 150 anos de fundação. É o maior em termo de acervo, com ao menos 35 milhões de itens. Nele, o visitante conhece com detalhes a história do planeta, do ser humano, da fauna, da flora, dos mares. São famosos os esqueletos de dinossauros montados nos imensos saguões. Não por acaso o museu serviu de cenário da série de filmes “Uma Noite no Museu”, trilogia interpretada pelo astro Ben Stiller.

Para os que apreciam as artes produzidas ao longo dos séculos, é imperdível o Metropolitan Museum of Art, localizado na lateral leste do Central Park. O MET, como é conhecido internacionalmente, funciona desde 1872. As alas e os pavimentos do enorme museu são tomados por obras-primas representativas da evolução artística do homem.

Entrada principal do MoMa | Foto: Divulgação

O visitante tem a oportunidade de visualizar exemplos milenares da arte e da arquitetura produzidas no Egito dos faraós, na Grécia Antiga, na Roma dos imperadores e na Idade Média. Também pode conhecer trabalhos incríveis de artistas contemporâneos. Não é exagero dizer que, para conhecer bem o MET, o visitante deve passar o dia inteiro lá dentro. E ainda faltará coisa a ser vista.

O Museu do Brooklyn pode ser considerado, com um pouco de benevolência, o caçula dos centenários museus nova-iorquinos. Afinal, foi inaugurado em 1895. É o segundo maior museu de arte da cidade, o que não é demérito algum. O Museu do Brooklyn é um dos mais importantes de todos os Estados Unidos.

O Brasil no MoMA

O famosíssimo MoMA reúne, talvez, o mais importante acervo mundial de arte moderna. Fundado em 1929, o MoMA, aos 90 anos, reúne uma coleção extraordinária, em que não faltam trabalhos clássicos de mestres como o espanhol Pablo Picasso (1881-1973), o holandês Vincent Van Gogh (1853-1890) e o norueguês Edvard Munch (1863-1944).

O Brasil está presente no MoMA. Do acervo do museu ou do catálogo das exposições já nele realizadas constam trabalhos de dezenas de artistas brasileiros.

Entre os brasileiros, aparecem como destaques representantes ilustres das artes plásticas nacional, como Oscar Niemeyer (1907-2012), Aldemir Martins (1922-2006), Candido Portinari (1903-1962), Roberto Burle Marx (1909-1994), José Pancetti (1904-1958), Tarsila do Amaral (1886-1973) e Alberto da Veiga Guignard (1895-1962).

O Brasil no MoMa: ‘Dia de São João’, de Heitor dos Prazeres | Foto: Sílvia Fonseca

Endereços
Museu Americano de História Natural
Central Park West & 79th Street, Manhattan

Metropolitan Museum of Art
1000 5th Avenue, Manhattan

MoMA
11West 53Street, Manhattan

Museu do Brooklyn
200 Eastern Pkwy, Brooklyn

Leia aqui a revista completa.