Nova Diretoria da AMAERJ promove e participa de encontros com os juízes na capital e no interior
Por Diego Carvalho
Diálogo com TJ e juízes
A AMAERJ participou em fevereiro das reuniões entre o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Henrique Figueira, e juízes do interior do Estado. A presidente da Associação, Eunice Haddad, esteve no encontro em Volta Redonda (Sul Fluminense). O 2º vice-presidente, Gustavo Henrique Nascimento Silva, em Nova Iguaçu (Baixada Fluminense). Cerca de 60 magistrados dialogaram sobre as demandas das regiões e os assuntos da classe, como movimentação na carreira e Processo Judicial eletrônico (PJe).
Flexibilização da mediana
Em atendimento a pedido da AMAERJ, o presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (COMAQ), desembargador Wagner Cinelli, prorrogou até o fim de maio o ajuste dos critérios de produtividade mínima para fins de cumulação. Iniciada em 2020, a flexibilização da mediana foi necessária em razão das limitações de trabalho ocasionadas pela pandemia de Covid-19.
Regionais
Em março, a primeira reunião do Conselho de Representantes da AMAERJ da nova gestão reuniu 11 juízes por videoconferência. A presidente Eunice Haddad e os dirigentes das Regionais trataram de temas de interesse da Magistratura fluminense. No trimestre, a Associação realizou, também, encontros presenciais no Estado para empossar os novos presidentes e diretores das Regionais de Volta Redonda, São Pedro da Aldeia, Nova Iguaçu e Itaguaí.
Reuniões no Rio e em Brasília
Na condição de presidente da AMAERJ, a juíza Eunice Haddad participou pela primeira vez das reuniões da Coordenadoria da Justiça Estadual e do Conselho de Representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), em fevereiro, em Brasília. Líderes classistas de todo o país debateram estratégias de atuação acerca das pautas da Magistratura, como questões remuneratórias e projetos legislativos. Naquele mês, houve a primeira reunião da nova diretoria da Associação. Na Sede Administrativa, 12 magistrados trataram da carreira e de questões administrativas da entidade.
Prova de vida online
Está aberto o prazo para os aposentados e pensionistas realizarem a prova de vida. A novidade deste ano é que o recadastramento pode ser feito virtualmente, por meio de reconhecimento facial. A medida, que evita deslocamentos para atendimento presencial, foi defendida pela AMAERJ. Por causa da pandemia, a Associação solicitou ao TJ-RJ que a prova de vida fosse realizada pela internet. A partir de agora, os aposentados e pensionistas podem escolher entre o recadastramento virtual e o presencial.
Sorteio para Congresso
Dez magistrados foram sorteados pela AMAERJ para participarem do 24º Congresso Brasileiro dos Magistrados, organizado pela AMB. Houve 70 magistrados inscritos. Os sorteados terão direito a gratuidade de inscrição, transporte aéreo e hospedagem durante o evento, que acontecerá em Salvador de 12 a 14 de maio. Conduzido por dirigentes da Associação, o sorteio foi transmitido ao vivo pela página da entidade no Instagram. O site da AMAERJ divulgou os nomes dos sorteados.