Cultura | 30 de setembro de 2022 09:22

Revista Fórum: Filmes noir, a Hollywood das sombras, do sarcasmo e das mulheres fatais

Jô Soares passou seus últimos dias assistindo aos clássicos do gênero

Set de filmagem nos Estados Unidos | Reprodução

Por Sergio Torres

O noticiário sobre a recente morte do artista Jô Soares destacou a recusa dele em ir para o hospital quando já não tinha chances de sobrevivência. Se morreria mesmo, melhor que fosse no lar, onde poderia passar os últimos dias assistindo a clássicos do filme noir.

Para quem não sabe, noir significa negro em francês. Os filmes noir são geralmente das décadas de 40 e 50 do século, em preto e branco. Filmes norte-americanos, embora haja produções da Inglaterra e da França.

Os assim rotulados noir são uma vertente dos filmes policiais. Há muito suspense, sombras, personagens densos, irônicos e enigmáticos, além das devassas mulheres fatais, interpretadas por atrizes belíssimas, como Ava Gardner e Marilyn Monroe, entre muitas.

As estrelas Marilyn Monroe e Robert Mitchum | Reprodução

Os galãs de Hollywood também atuaram em clássicos noir. Entre eles, Humphrey Bogart, Kirk Douglas, Robert Mitchum e Burt Lancaster.

No Brasil, uma coleção de clássicos noir chega já ao vigésimo volume, cada um deles com seis ou sete filmes, além de extras preciosos. Os volumes podem ser adquiridos no site da Versátil Home Vídeo, empresa especializada em clássicos do cinema (dvdversatil.com.br). São relíquias da cinematografia mundial recuperadas e preservadas.

Jô Soares deve ter tido uma passagem menos traumática ao dedicar-se nas horas finais aos filmes que tanto apreciava.

Adiante, uma lista com alguns dos principais filmes noir já realizados. Trabalhos primorosos de diretores de primeira linha, como Billy Wilder, Fritz Lang, Elia Kazan e Anthony Mann.

Barbara Stanwyck e Fred MacMurray em cena do clássico “Pacto de Sangue” | Reprodução

Confira aqui a revista completa.