AMAERJ | 17 de dezembro de 2021 13:27

Revista Fórum: Êxito na Alerj e encontro com juízes

Presidente Felipe Gonçalves e a secretária do Conselho, Eunice Haddad, acompanharam votação na Alerj | Foto: Evelyn Soares

AMAERJ consegue expressiva redução de danos causados por reformas do Estado; Associação reúne juízes e presta homenagens

Por Diego Carvalho

Vitória na Assembleia
O permanente trabalho de interlocução da AMAERJ, em parceria com as demais associações jurídicas do Estado, resultou na suavização dos efeitos danosos do pacote de medidas do governo do Rio para adesão ao novo Regime de Recuperação Fiscal. As propostas das Reformas da Previdência e Administrativa foram aprovadas pela Assembleia Legislativa (Alerj), em 5 de outubro, com importantes alterações em pontos críticos, como regras de transição e pensão por morte. Várias emendas apresentadas pelas associações foram acolhidas.

Encontros regionais

Juízes Felipe Gonçalves e Eunice Haddad com os magistrados do Sul Fluminense | Foto: Diego Carvalho

O presidente Felipe Gonçalves se reuniu com juízes das Regionais da AMAERJ em Niterói, Volta Redonda, Região dos Lagos, Campos dos Goytacazes, Petrópolis e Teresópolis. Nos encontros, realizados em outubro e novembro, foram discutidas as pautas e prerrogativas da Magistratura do Estado, como condições de trabalho e questões pecuniárias. O dirigente falou sobre as ações e conquistas da entidade. Os magistrados debateram as reivindicações de cada região. Acompanhado do presidente do Tribunal do Rio (TJ-RJ), Henrique Figueira, Gonçalves visitou também o Fórum de Macaé.

Homenagens em Niterói

Henrique Figueira, Ana Paula Chini (presidente da Regional), Beatriz Pantoja, Felipe Gonçalves e Ricardo Cardozo | Foto: Diego Carvalho

O presidente do TJ-RJ, Henrique Figueira, e o corregedor-geral da Justiça, Ricardo Cardozo, foram homenageados pela 1ª Seção Regional da AMAERJ, em Niterói. “É um orgulho muito grande ser membro da AMAERJ. É uma associação de altíssima qualidade”, afirmou Figueira. No encontro, que reuniu cerca de 40 magistrados, em 20 de outubro, houve a inauguração do retrato da juíza Beatriz Prestes Pantoja, ex-presidente da Regional.

Galeria de ex-presidentes

Felipe Gonçalves e Renata Gil inauguram o retrato da ex-presidente | Foto: Matheus Salomão

Primeira mulher a presidir a AMAERJ, a juíza Renata Gil teve sua foto eternizada na Galeria dos Ex-Presidentes. A inauguração do retrato, em 8 de novembro, reuniu dirigentes associativos e do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e parentes da magistrada. Líder da AMAERJ de 2016 a 2019 e atual presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil agradeceu e afirmou que a homenagem não é pessoal, “e sim a todas as magistradas brasileiras que têm, de forma tão bonita, incentivado a participação feminina do Poder Judiciário”.

Campanha nacional

Arte de Wallace Ferreira

A Campanha contra a Violência Infantil, lançada pela AMAERJ em abril deste ano, será ampliada para todos os tribunais de Justiça do país. A decisão é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os TJs passarão a veicular a campanha em suas páginas oficiais e nos mandados judiciais, com o objetivo de informar aos usuários do Sistema de Justiça os canais de comunicação para a proteção de crianças e de adolescentes. A medida foi aprovada pelo plenário do CNJ, por unanimidade, em 5 de outubro. O pedido para estender a iniciativa da AMAERJ foi feito pela AMB.

25 anos do 1º título

Magistrados relembraram a conquista e confraternizaram na Sede Campestre | Foto: Matheus Salomão

Campeões de diversas gerações do futebol da AMAERJ se reuniram em 25 de setembro na Sede Campestre, em Vargem Grande, para comemorar o 25º aniversário da primeira conquista do Campeonato Nacional de Futebol da AMB. Vários jogadores estiveram presentes, como o ministro Marco Aurélio Bellizze, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o presidente do TJ-RJ, Henrique Figueira; e os desembargadores Antonio Jayme Boente, Marcus Basílio, Antonio Cesar Siqueira, Fernando Almeida, Celso Silva, Álvaro Moreira, Sérgio Ricardo, Paulo Prestes, Custódio Tostes e Marcos Alcino.

Confira aqui a revista completa.