AMAERJ | 28 de julho de 2023 11:21

Revista Fórum: Encontros da AMAERJ reúnem a Magistratura do Rio de Janeiro

Colegas exaltam confraternizações organizadas pela Associação

Encontro Estadual dos Magistrados, em Mangaratiba, contou com a presença de cerca de 160 magistrados e parentes | Foto: Diego Carvalho

Momentos para rever os colegas, conversar em ambiente descontraído e celebrar a união da classe. Assim foram os encontros promovidos pela AMAERJ de março a julho, que reuniram cerca de 400 magistrados de todas as regiões do Estado e parentes.

“Encontros como estes contribuem para o fortalecimento da carreira. Sempre muito importante estarmos todos juntos, confraternizando. Precisamos nos encontrar, conversar e nos divertir. É fundamental para a Magistratura, a amizade e o afeto”, destacou a presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad.

O Encontro Estadual dos Magistrados voltou a ser realizado depois de quatro anos, em clima de alegria e congraçamento. Com lotação esgotada, a 5ª edição do evento contou com atrações musicais e esportivas e degustação de vinhos no Portobello Resort & Safari, em Mangaratiba (Costa Verde do Rio de Janeiro). Os associados puderam aproveitar toda a estrutura do local, de 30 de junho a 2 de julho, para relaxar e trocar experiências com os colegas.

Associados parabenizaram a AMAERJ pela organização do evento. “Considero uma grande oportunidade de nós, colegas, tanto os da ativa quanto os aposentados, nos revermos e dispensar essa alegria de viver. O nosso mundo é muito sério e interno. Essa é a oportunidade de nos expandirmos entre nós, nos confere uma suavidade na nossa vida. Gostei imensamente e acho que a AMAERJ deve incentivar esses encontros para que possamos nos reencontrar muitas vezes e expandir a nossa alegria de viver”, disse a desembargadora Suely Lopes Magalhães, 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio.

Magistrados ativos e aposentados no Encontro Estadual | Foto: Diego Carvalho

O juiz André Franciscis destacou a importância do encontro. “A nossa atividade é realmente estressante. Trabalhamos até tarde e nos fins de semana e feriados. Temos metas a atingir e processos a serem julgados. Então, é muito importante quando podemos sair do estresse do dia a dia e temos a oportunidade de parar em um fim de semana para estar juntos dos colegas. A AMAERJ e a doutora Eunice estão de parabéns pela iniciativa”, afirmou.

Um mês antes, em 3 de junho, a diversão empolgou a todos na Festa Junina na Sede Campestre da AMAERJ, em Vargem Grande (Zona Oeste). O “arraiá” ofereceu tudo o que uma tradicional festa de São João tem direito, como músicas e comidas típicas, quadrilha caipira e casamento na roça. A festividade foi embalada pela banda do músico Marcelo Mimoso. Os magistrados lotaram a pista de dança ao som de clássicos do tradicional cancioneiro da música nordestina.

Magistrados reunidos durante a Festa Junina da Associação, na Sede Campestre, em Vargem Grande | Foto: Diego Carvalho

A desembargadora Maria Helena Pinto Machado exaltou a confraternização. “É impressionante a celebração e felicidade de todo mundo junto, se divertindo fora do ambiente de trabalho. Nos une mais, cria empatia e proximidade. A AMAERJ está de parabéns”, afirmou a desembargadora.

Ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), a desembargadora aposentada Letícia Sardas enalteceu a realização do encontro e elogiou a presidente Eunice Haddad e a juíza Renata Palheiro, organizadora do evento. “Uma linda e alegre reunião. Parabéns Eunice, Renata e AMAERJ!”, afirmou ela.

Para a juíza Simone Ferraz, a festa foi maravilhosa. “Bom demais encontrar os amigos fora do ambiente de trabalho! Que venham mais.”

Magistrados se divertiram no arraiá da AMAERJ, em junho | Foto: Diego Carvalho

Em dois eventos, a AMAERJ parabenizou os aniversariantes de agosto de 2022 a abril deste ano. Com a presença de magistrados e pensionistas, as celebrações aconteceram no átrio e no Salão Nobre do Museu da Justiça. Houve apresentações da dupla formada pelo juiz e contrabaixista Carlos Saraiva e pelo pianista Bruce Lemos. Além do tradicional bolo, os associados ganharam brindes.

Para a desembargadora aposentada Helena Cândida Gaede, a festividade é uma ótima oportunidade para reencontrar os colegas. “É sempre um prazer conversar com os juízes da ativa e aposentados”, disse.

Celebração dos aniversariantes do quadrimestre, promovida pela AMAERJ no átrio do Museu da Justiça | Foto: Diego Carvalho

O juiz Carlos Saraiva afirmou que a comemoração dos aniversariantes é uma alegria para a classe. “Por força do trabalho, nós permanecemos um pouco distantes, sem muito contato. Este é o momento em que podemos confraternizar com todos os colegas, é um momento de alegria, de dividir a arte e a cultura. É onde podemos tirar a capa do trabalho e relaxarmos. Um momento único.”

O desembargador aposentado Geraldo Prado se disse feliz em participar do evento. “Comemorar o aniversário ao lado de pessoas queridas, com as quais tive o imenso prazer de conviver pessoal e profissionalmente ao longo de tanto tempo, acionou a memória afetiva e me fez reviver os melhores e mais gratificantes momentos de minha vida na Magistratura. Muito obrigado à AMAERJ.”

Desembargadores e juízes ativos e aposentados e pensionistas participaram do encontro dos aniversariantes | Foto: Diego Carvalho

Em 26 de maio, para celebrar um ano da posse dos juízes do último concurso, a AMAERJ promoveu happy hour com integrantes da turma, que já se integraram ao associativismo. Para o juiz Akira Sasaki, da 1ª Vara Criminal de São João de Meriti, o encontro “foi importante para promover a troca de experiências e desafios com os colegas”.

O magistrado falou sobre o primeiro ano como magistrado do Tribunal do Rio. “O sentimento é de satisfação. Os desafios que imaginava que poderia ter no início da carreira estão sendo superados com a ajuda dos colegas, do Tribunal de Justiça e da AMAERJ”, ressaltou Akira Sasaki.

Presidente Eunice Haddad com juízes do último concurso em happy hour no Museu da Justiça | Foto: Matheus Salomão

Na Sede Campestre, em 20 de maio, a Associação reuniu magistrados na reinauguração da placa do desembargador João Claudino de Oliveira e Cruz e na inauguração da placa do desembargador Antônio Jayme Boente nas quadras de tênis.

Além das homenagens, houve churrasco e a disputa de torneio de tênis. A competição foi vencida pela dupla formada pelo desembargador Arthur Narciso e pelo cardiologista Pablo Moura Lopes.

“A prática da atividade esportiva é sempre muito legal. Mas compartilhamos aqui uma coisa muito mais importante. O carinho, o afeto, a saudade, o apreço do nosso queridíssimo irmão Boente. Parabéns à AMAERJ e a todos aquele que se empenharam para que esta homenagem pudesse ser realizada”, afirmou o desembargador Arthur Narciso.

Inauguração de placas em homenagem a desembargadores | Foto: Matheus Salomão

Confira aqui a revista completa.