AMAERJ | 30 de setembro de 2022 09:24

Revista Fórum: Encontros da AMAERJ promovem o congraçamento da classe

A união é o objetivo das atividades desenvolvidas pela Associação

Festa Julina reuniu em Vargem Grande cerca de cem magistrados e parentes | Foto: Diego Carvalho

Por Matheus Salomão

O engajamento dos associados nas diversas atividades promovidas pela AMAERJ no último trimestre consolidam os eventos presenciais da entidade após dois anos de afastamento, em razão da pandemia. Centenas de pessoas, entre magistrados da ativa e aposentados, pensionistas, amigos e parentes participaram das celebrações e eventos esportivos da Associação.

Em ambiente de união e descontração, realizou-se em 30 de julho, na Sede Campestre (Vargem Grande, Zona Oeste do Rio), a Festa Julina da AMAERJ. O “arraiá” ofereceu tudo o que uma tradicional festa de São João tem direito, das músicas típicas ao casamento na roça.

Na ocasião a presidente Eunice Haddad ressaltou que o objetivo “é unir cada vez mais os magistrados do Rio de Janeiro”.

“Eventos como este proporcionam a aproximação dos colegas. É muito bom ver reunidos aqui desembargadores, juízes novos, experientes, aposentados, maridos, esposas, filhos. Assim fortalecemos o associativismo e a Magistratura.”

Em festividade realizada em 2 de agosto, a AMAERJ parabenizou os associados que aniversariaram em maio, junho e julho. A confraternização reuniu cerca de 40 magistrados e pensionistas no átrio do Museu da Justiça, no Centro do Rio.

40 magistrados e pensionistas saudaram os aniversariantes | Foto: Diego Carvalho

Eunice destacou ser fundamental o congraçamentodos colegas. “É tão bom quando nos reencontramos. Que sejamos muito felizes e possamos ter vários momentos de confraternização”, disse.

O desembargador José Carlos Murta Ribeiro, ex-presidente do TJ-RJ (2007–2008), frisou a importância de os magistrados confraternizarem. “Nossa vida é muito solitária, o juiz é sozinho na hora da sentença. Os encontros sociais de congraçamento falam muito bem ao coração de todos nós, precisamos ser amigos. As presidentes Eunice Haddad e Renata Gil, da AMB, realizam um trabalho excepcional para o congraçamento de todos os magistrados, dos mais novos aos aposentados. Hoje, vemos aqui os jovens, que entraram agora na carreira, e eu, o mais antigo. Ingressei na Magistratura em 1973, são 48 anos na Casa. É uma felicidade poder participar desse evento, gostei muito.”

Cerca de 40 magistrados do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro participaram em 3 de agosto do tradicional almoço dos desembargadores e juízes aposentados. Para alegrar mais ainda os encontros, a Associação sorteia garrafas de vinho.

O ex-presidente do TJ-RJ Humberto Manes (biênio 1999–2000) destacou que a confraternização ajuda a fortalecer a classe. “Os encontros são muito importantes. Ingressei na Magistratura em 1967, há bastante tempo. Foi ótimo rever vários colegas. A Magistratura precisa de união, a união faz a força”, comentou.

Desembargador Murta Ribeiro e a presidente da AMAERJ | Foto: Diego Carvalho

A Sede Campestre foi o ponto de encontro dos magistrados, parentes, amigos e praticantes do montanhismo em 16 de julho. O grupo percorreu a trilha das Cachoeiras de Vargem Grande, no Parque Estadual da Pedra Branca (Zona Oeste do Rio), durante o segundo Trekking da AMAERJ em 2022. No fim do encontro, os participantes confraternizaram na Sede.

O juiz Ronald Pietre, organizador do passeio, destacou que a proximidade da Sede da Associação foi “uma grande vantagem” da atividade. “O local valoriza a nossa Sede, que tem boas trilhas próximas. O evento foi muito bom. Trilha leve, fácil e segura em um local muito bonito, com poços e cachoeiras.”

Os magistrados corredores estiverem juntos em 17 de julho, em um dos principais eventos de corrida de rua do Brasil, o Circuito das Estações. São realizadas quatro etapas da prova por ano, em que cada uma representa uma estação (outono, inverno, primavera e verão).

Os esportistas tiveram suporte da AMAERJ e da Mútua dos Magistrados, que montaram tenda com suprimentos para os associados. No espaço, os corredores puderam se hidratar, se alimentar adequadamente, descansar e confraternizar com os colegas atletas.

Juízes e parentes participam do 2º trekking da Associação em 2022 | Foto: Matheus Salomão

Confira aqui a revista completa.