AMAERJ | 17 de dezembro de 2021 13:28

Revista Fórum: Eleição confirma Eunice Haddad na presidência da AMAERJ

Felipe Gonçalves e Eunice Haddad se abraçam após o anúncio do resultado da eleição | Foto: Matheus Salomão

Chapa única “Diálogo e União” recebeu 526 votos

Por Diego Carvalho

Magistrada do Rio de Janeiro há 20 anos, a juíza Eunice Bitencourt Haddad será a presidente da AMAERJ no biênio 2022/2023. Líder da chapa única “Diálogo e União”, ela foi eleita com 526 votos, em 29 de novembro. Titular da 24ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Eunice Haddad vai suceder o juiz Felipe Gonçalves, que preside a Associação desde fevereiro de 2020.

“O nome da chapa ‘Diálogo e União’ não é por acaso. Temos que nos unir mesmo. Precisamos nos unir nas pautas comuns, que são muitas. As diferenças são pequenas. Com união e diálogo chegaremos lá, alcançaremos os objetivos. Tenho muito orgulho de suceder o Felipe [Gonçalves], que se tornou um grande amigo das grandes batalhas. Podem contar muito comigo”, afirmou Eunice, logo depois do anúncio do resultado.

Ao todo, 536 associados votaram. Foram seis votos nulos e quatro em branco. A AMAERJ disponibilizou três modalidades de votação nas Eleições 2021: presencial (Sede Administrativa, Fórum Central e Regional de Niterói), por correspondência e pela internet.

Eunice Haddad tem 46 anos, é formada em Direito pela Universidade Candido Mendes (1998) e ingressou na Magistratura em 12 de novembro de 2001, ao ser aprovada no 34º Concurso.

Atuou em diversos juízos do Fórum Central e Regional até dezembro de 2004, quando assumiu a titularidade da 1ª Vara de Maricá. Promovida à juíza de Entrância Especial em novembro de 2008, atuou por quase cinco anos
na 5ª Vara Cível de Niterói.

Desde julho de 2013, é titular da 24ª Vara Cível da Capital. Foi juíza-auxiliar da presidência do TJ-RJ em 2020. Na AMAERJ, atuou como 2ª secretária da Diretoria Executiva (2016/2017), secretária-geral (2018/2019) e secretária do Conselho Deliberativo e Fiscal (2020/2021).

Eunice Haddad e a mãe, Marilene Haddad | Foto: Matheus Salomão

O presidente da AMAERJ, Felipe Gonçalves, ressaltou as qualidades da dirigente eleita.

“Hoje, a Eunice é a pessoa mais bem preparada do Tribunal para exercer essa presidência. A Eunice participou das duas gestões da Renata [Gil], com posição estratégica na Diretoria Executiva, atuou na COMAQ, que é a comissão mais importante para o juiz. Depois, a Eunice foi para o Conselho Deliberativo e Fiscal, aprendeu a fiscalizar as contas, tomou assento como auxiliar da presidência e esteve na COJES, uma comissão muito complexa. Não existe pessoa no Tribunal com a preparação que ela tem”, disse Gonçalves.

“Assim como recebi da Renata [Gil] uma associação com contas saudáveis, a Eunice vai receber também e poderá fazer um belo trabalho. A nova diretoria consegue aliar tanto a experiência quanto a oxigenação. Fico muito feliz e agradecido também de ter recebido a confiança de todos”, finalizou o presidente da AMAERJ.

A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e ex-presidente da AMAERJ (2016/2019), Renata Gil, elogiou o trabalho feito pelo juiz Felipe Gonçalves.

“Eu tenho muito orgulho de fazer parte desta casa e da gestão do meu amigo Felipe, que pegou um momento turbulento de pandemia. Ele foi atencioso com cada pedido da Magistratura. Felipe fez um trabalho de formiguinha lá dentro do Tribunal com muita habilidade. Tenho muito orgulho de ter sido presidida por você, Felipe, uma pessoa de caráter, que se dedicou de corpo e alma para representar a Magistratura fluminense.”

Em seguida, Renata Gil parabenizou a juíza Eunice Haddad. “A ascensão da Eunice e essa votação expressiva que ela teve demonstram que estamos no caminho certo, de unidade. Parabéns por ter assumido esta missão, este desafio. Estou muito feliz. Temos a melhor Magistratura do mundo. Que tenhamos orgulho dessa Magistratura, como tenho de representá-la. Agora, tem uma estrelinha brilhante lá no céu, uma pessoa que deve estar muito orgulhosa da Eunice”, disse emocionada, ao se referir ao pai da presidente eleita, desembargador Luiz Felipe Haddad, que faleceu no ano passado.

O presidente do TJ-RJ, Henrique Figueira, votou na sede da AMAERJ e desejou sucesso à nova diretoria. “Graças a Deus, a AMAERJ, há muitos anos e gestões, vem atendendo o anseio de todos os seus associados. Muito sucesso para a presidente Eunice. Tenho certeza de que será uma gestão exitosa.”

Felipe Gonçalves, Eunice Haddad e Henrique Figueira | Foto: Matheus Salomão

Esta será a 15ª presidência da AMAERJ, fundada há 30 anos. A Associação reúne cerca de 1.300 associados. Composta por 92 integrantes, a diretoria eleita vai liderar a Magistratura fluminense, a mais produtiva do país pelo 12º ano consecutivo, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A posse acontecerá em fevereiro.

FAIM e Regionais

Os associados elegeram três juízes para o Conselho de Representantes do Fundo de Apoio Institucional da Magistratura Fluminense (FAIM) e as diretorias das 11 Regionais da Associação.

Integrarão o Conselho do FAIM os juízes Leonardo Cardoso e Silva (144 votos), da 2ª Vara Cível de São João de Meriti; Aylton Cardoso Vasconcellos (138 votos), da 2ª Vara Criminal de Jacarepaguá; e Cristina Alcântara Quinto (133 votos), da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de São Gonçalo.

Eles foram os únicos candidatos. Composto por três magistrados, o Conselho de Representantes do FAIM tem a atribuição de analisar recursos das decisões dadas pelo administrador do Fundo.

Nas Regionais, foram eleitos para presidente os juízes Daniela Ferro Alves (Niterói), Ralph Manhães Junior (Campos dos Goytacazes), Octávio Chagas Teixeira (Nova Iguaçu), Luiz Fernando de Souza Filho (Petrópolis), Maria do Carmo Gerk (Nova Friburgo), Flávia Melo Balieiro (Volta Redonda), Marcio da Costa Dantas (São Pedro da Aldeia), Ivan Mirancos Junior (Itaguaí), Antonio Alves Cardoso Junior (Duque de Caxias), Rodrigo Rocha de Jesus (Itaperuna) e Marcela Assad Tavares (Teresópolis).

Confira aqui os integrantes das chapas eleitas para a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo e Fiscal da AMAERJ e as Regionais da Associação para o biênio 2022/2023.

Confira aqui a revista completa.