AMAERJ | 31 de março de 2023 17:29

Revista Fórum: Diálogo permanente com magistrados e parlamentares

AMAERJ trabalha em defesa dos colegas no Rio e em Brasília

Cerca de 40 magistrados estiveram no encontro em Niterói | Foto: Matheus Salomão

Por Diego Carvalho

Reuniões com o corregedor
A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, participou das reuniões do corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, com os juízes de diversos Núcleos Regionais (NURs) do Tribunal. O primeiro encontro aconteceu no auditório da AMAERJ-Niterói, em 3 de março, com os magistrados do 2º NUR. O desembargador afirmou que a Corregedoria está aberta para qualquer tipo de requerimento. Também em março, a Associação acompanhou as reuniões realizadas na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio), em Duque de Caxias (Baixada Fluminense) e no Méier (Zona Norte).

Interlocução no Congresso

Eunice Haddad na Câmara com os juízes Marcel dos Santos, Fernando da Graça e Thiago Massad | AMB

Como presidente da AMAERJ e vice-presidente de Assuntos Legislativos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Eunice Haddad participou das solenidades de posse dos senadores e deputados federais no Congresso Nacional, em 1º de fevereiro, em Brasília. Em reuniões com parlamentares, neste dia e nas semanas seguintes, ela tratou dos projetos de interesse da classe, como a Valorização por Tempo de Magistratura (VTM), a permuta, o teto remuneratório e as eleições diretas nos Tribunais.

Nova legislatura estadual

Hariman, Eunice Haddad, Bacellar, Cláudio Viana e Maciel

Logo no início da nova legislatura, a presidente Eunice Haddad se reuniu com os recém-empossados presidente e procurador-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar e Robson Maciel. Também estiveram no encontro, em 9 de fevereiro, o presidente da Associação do Ministério Público do Estado (Amperj), Cláudio Henrique Viana, e o advogado Hariman Araújo. Eles conversaram sobre temas de interesse de magistrados, membros do MP e servidores públicos.

Posses de magistrados

Nova desembargadora Lidia Maria Sodré de Moraes e a presidente da AMAERJ | Foto: Matheus Salomão

Magistrada há 31 anos, Lidia Maria Sodré de Moraes foi promovida a desembargadora pelo critério de antiguidade. A presidente Eunice Haddad participou da solenidade de posse, em 23 de janeiro. A dirigente associativa também acompanhou a cerimônia em que foram empossados 27 juízes eleitorais do interior, no dia 27 de janeiro. O secretário-geral da AMAERJ, juiz Richard Robert Fairclough, esteve na posse de 66 juízes nas Turmas Recursais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública, em 26 de janeiro.

Encontro na Região Serrana

Juízes participaram de jantar da AMAERJ-Nova Friburgo | Foto: Vinicius Ribeiro

Os magistrados da 5ª Seção Regional da AMAERJ, em Nova Friburgo (Região Serrana), se reuniram em 1º de março. Os juízes Gustavo Henrique Nascimento Silva, 2º vice-presidente da Associação, e Maria do Carmo Padilha Gerk, presidente da Regional, participaram do encontro, que tratou das principais questões da Magistratura da região. O jantar de confraternização visou, também, unir mais ainda os associados e dar boas-vindas aos colegas que chegaram a partir do último edital de remoção.

Associações jurídicas do Rio

Líderes das associações de magistrados, defensores, MP e procuradores | Foto: Amperj

Em 25 de janeiro, os representantes estaduais dos magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos e procuradores debateram as pautas comuns das carreiras jurídicas no Rio de Janeiro. A presidente Eunice Haddad participou da reunião, na sede da Amperj. Os dirigentes discutiram a proposta de reabertura do prazo de migração do Fundo Único de Previdência Social do Estado (Rioprevidência) para a Fundação de Previdência Complementar (RJPrev), com pagamento de benefício especial.