AMAERJ | 31 de março de 2022 11:33

Revista Fórum: Conselheiro Mauro Martins

Desembargador do Rio assume cadeira no Conselho Nacional de Justiça

Desembargadores e juízes do Rio de Janeiro prestigiaram a solenidade de posse de Mauro Martins (de gravata vermelha) | Foto: Romulo Serpa/CNJ

Por Diego Carvalho

Magistrado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) há 28 anos, o desembargador Mauro Pereira Martins tomou posse como conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 14 de dezembro de 2021. A solenidade reuniu em Brasília 15 magistrados do TJ-RJ, entre eles os juízes Eunice Haddad, atual presidente da AMAERJ, e Felipe Gonçalves, então presidente da Associação.

Participaram da cerimônia os presidentes Luiz Fux, do CNJ; Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Henrique Figueira, do TJ-RJ; e Renata Gil, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); o corregedor-geral da Justiça do Rio, Ricardo Cardozo; o 2º vice-presidente do TJ-RJ, Marcus Basílio; os desembargadores Gabriel Zéfiro, Marcelo Buhatem e Ricardo Couto; e os juízes Anderson Paiva, Fábio Porto, Flávia Melo Balieiro, Marcello Rubioli, Mirela Erbisti e Rafael Estrela.

Ao dar as boas-vindas, o ministro Luiz Fux enalteceu o novo conselheiro. “Mauro Martins vem do Tribunal do Rio, a minha casa. Sua larga experiência jurídica, construída nos 28 anos de exercício de Magistratura, que vossa excelência muito honra, ama e enobrece, certamente agregará ao CNJ”, disse Fux.

Mauro Martins atuará como conselheiro até dezembro de 2023. Ao discursar, agradeceu ao presidente Fux e ressaltou o apoio dos ministros do STJ Luis Felipe Salomão, Mauro Aurélio Bellizze e Antonio Saldanha e dos presidentes do TJ-RJ e da AMB.

Por fim, emocionado, falou sobre a família. “Agradeço à minha mãe, Sueli Pereira, que me formou como homem e cidadão. Se chego aqui hoje, devo a ela. Aos meus filhos Luísa, Gabriel e Maurinho. Tudo o que faço é por e para eles. A Mirela Erbisti, minha namorada e companheira de vida. Com ela compartilhei os momentos de dúvidas, incertezas e angústias. Ela esteve ao meu lado em todos os momentos nesta trajetória. Mirela é o sol que ilumina o meu céu”, concluiu.

Mauro Martins foi escolhido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), aprovado pelo Senado e nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro. A AMAERJ e a AMB apoiaram o desembargador ao longo de todo o processo.

Confira aqui a revista completa.