Cultura | 30 de março de 2020 09:08

Revista FÓRUM: Bruges e Ghent, os canais da Bélgica

Turistas observam arquitetura de Ghent em passeio | Foto: Sergio Torres

Cidades medievais encantam os visitantes

por SERGIO TORRES

As regiões cortadas por canais no interior da Bélgica são destinos turísticos preciosos. Especialmente Bruges e Ghent, espetaculares cidades que preservam a arquitetura medieval e encantam os turistas que lotam suas ruas na alta temporada e em períodos festivos, como o Natal e o Ano Novo.

Bruges é a capital da província de Flandres Ocidental, no noroeste belga. Conhecê-la é uma experiência única, tal a beleza da cidade, habitada por cerca de 117 mil pessoas.

Para qualquer lado que se olhe em Bruges, avista-se algo belo: um canal navegável, uma árvore florida ao lado de uma construção centenária, uma igreja quase milenar.
A 100 km da capital Bruxelas, distância percorrida em pouco mais de uma hora de trem, Bruges é um local em que o turista, para aproveitar bem o passeio, precisa passar três dias. É o tempo ideal para conhecer as atrações com calma, passear pelos canais sem a menor pressa em embarcações confortáveis e, ainda, fazer uma bate-e-volta a Ghent, a 50 km de distância.

A portuária e industrial Ghent tem mais do que o dobro da população de Bruges (cerca de 250 mil habitantes), mas a qualidade de vida, as belezas arquitetônicas e os canais não são afetados por essa, para os padrões belgas, alta densidade demográfica.
Muito pelo contrário. Em Ghent, o turista se sente acolhido. O Centro Histórico parece ter surgido no ano passado, tal a qualidade da preservação das edificações, algumas com mais de 300 anos. Os barcos que cortam os inúmeros canais zarpam das duas margens do rio Lis, o principal da cidade, no Centro mesmo. O passeio dura cerca de 45 minutos. Vale muito a pena.

O Castelo dos Condes, a Catedral de São Bavo e a torre Belfort são atrações importantes, que devem constar em qualquer lista de prioridades turísticas em Ghent.
Embora menor, Bruges é até mais procurada do que Ghent. Seu charme é irresistível. Por todo lado que se anda há canais que surgem de repente e desaparecem logo depois.

Os passeios de barco são obrigatórios para quem visita a cidade. Os guias, que geralmente são os pilotos, sabem entreter o turista com informações relevantes e muita diversão.

O Centro Histórico de Bruges é Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco, por ter mantido as características arquitetônicas da Idade Média. Ao visitar a praça do Mercado (Markt, na grafia original) o turistas se vê cercado de construções coloridas, igrejas, campanários.

O Markt está no grupo seleto das lindas praças europeias, da qual fazem parte, entre outras, a Grand Place (Bruxelas), a Plaza Mayor (Madri), a Place de Vosges (Paris), a Praça de São Marcos (Veneza) e a Praça Vermelha (Moscou).

Aliás, por causa dos canais, a semelhança com Veneza costuma ser citada como um dos trunfos da região formada por Bruges e Ghent.Mas as similaridades terminam aí. Veneza é de um jeito; Flandres, de outro. E é ótimo que seja assim. Todas são lindas, mas cada uma com suas particularidades e interesses. A região dos canais belgas merece ser visitada e apreciada pelos viajantes.