Maior símbolo é a união dos juízes pela independência do Judiciário
POR DIEGO CARVALHO
Atos e notas em defesa da magistratura; luta pela garantia dos salários; atuação em Brasília a favor das eleições diretas e contra projetos inconstitucionais; eventos jurídicos e associativos; homenagens e comemorações… Ufa! Essa é a Nova AMAERJ, sempre em movimento, que completa dois meses e meio de ação permanente. Os primeiros dias da gestão Renata Gil foram marcados por grandes desafios, em diferentes frentes. A associação se posicionou de forma ativa, corajosa e propositiva, em defesa dos juízes e desembargadores do Rio de Janeiro.
DE TOGA PELA INDEPENDÊNCIA
A significativa participação de 200 magistrados no ato em defesa da independência do Judiciário e do juiz Sergio Moro é o maior símbolo do momento de união da classe. Em março, a AMAERJ organizou o evento. Renata leu nota da entidade e um texto enviado por Moro, que agradeceu o apoio. “É com muita honra que a independência da magistratura recebe esse apoio de associação de classe que reúne Juízes tão destemidos e que têm uma história notável de aplicação da lei, com independência e coragem, às vezes com risco de vida.”
EFEITOS DO ZIKA VÍRUS
Na Semana do Dia Internacional da Mulher, a AMAERJ promoveu o encontro “A mulher e os efeitos do zika vírus na saúde e na plenitude dos seus direitos”. O coordenador da Comissão Especial da Câmara sobre o tema, deputado Osmar Terra (PMDB-RS), disse que a epidemia custará R$ 3 bilhões por ano ao país.
INOVAÇÕES DO NOVO CÓDIGO
Cerca de cem pessoas se inscreveram no curso “Inovações do Novo Código de Processo Civil”, idealizado pela AMAERJ e o IMB. As aulas são do advogado e professor Alexandre Flexa.
POSSE DO MINISTRO SALDANHA
Mais de 50 magistrados viajaram para a posse de Antonio Saldanha como ministro do STJ em um pacote organizado pela AMAERJ, com passagem aérea, hotel e ônibus para os deslocamentos em Brasília.
ATUAÇÃO FIRME EM BRASÍLIA
A AMAERJ atuou intensamente na capital federal contra o PL 3123/15, que regulamenta o teto salarial dos funcionários públicos, e o PLP 257/16, que estabelece novas regras para o refinanciamento das dívidas dos Estados
com a União. A associação se reuniu com senadores e deputados para defender os interesses da categoria.
FUTEBOL E CERVEJA
Em um sábado de muito sol, esporte e cerveja, cerca de 40 juízes e parentes participaram do lançamento da cerveja
Irada! e de um torneio de futebol, na Sede Campestre da AMAERJ, em Vargem Grande (zona oeste).
CONFRATERNIZAÇÃO COM VINHO
A tradicional Festa dos Aniversariantes do Trimestre foi revigorada com o Clube do Vinho. Na comemoração, os sorteados ganharam presentes da Agilità (blusa de seda), da Wine Mundi (cinco garrafas de vinho) e da Magicredi, Cooperativa de Crédito dos Magistrados (uma adega climatizada).